Juvenis: Benfica 4-1 C.A.D.E.

Jogo para ganhar

Os Juvenis do Benfica tinham hoje pela frente um adversário que ocupava o modesto oitavo lugar da classificação. Depois da vitória por dois a zero em Alcochete, os jogadores encarnados regressavam das férias competitivas para defrontar a formação do Entroncamento. A diferença entre as duas equipas é grande, e a formação encarnada tinha de demonstrar essa superioridade dentro de campo.

Um onze com algumas mudanças



Em relação à partida de Alcochete, o técnico João Couto deixou de fora dos convocados o jogador Leandro Pimenta, e Abel Pereira e David Simão no banco de suplentes. Hugo Figueiredo jogou na baliza. Pedro Eugénio foi o defesa direito, jogando Abdel Vieira e João Pereira como defesas centrais. Ricardo Caetano foi o defesa esquerdo. Sem Leandro, foi Valdo Águamel o trinco, jogando a seu lado Vítor Pacheco. João Carmo jogou na posição 10, cabendo aos avançados André Soares e Toumany à esquerda e direita respectivamente, a missão de servir o ponta-de-lança Rui Ferreira.

Só faltou melhor finalização



O Benfica entrou bem na partida, e começou desde cedo a mostrar que queria o controlo do jogo. Foi logo aos dois minutos, que depois de uma excelente jogada individual de André Soares, que o camisola 11 encarnado rematou com perigo. O Benfica teve uma entrada a todo o gás, e novamente André Soares a passar por três defesas contrários e a rematar para a defesa segura do guarda-redes do C.A.D.E.. As ocasiões de golo iam-se sucedendo, e ainda antes dos dez minutos, João Carmo ofereceu dois golos que os seus companheiros não finalizaram. Primeiro a Valdo Águamel que dentro da área rematou muito por cima, e depois Toumany que rematou fraco permitindo a defesa do guarda-redes do Entroncamento. Aos onze minutos, o Benfica construiu uma boa jogada pelo centro que foi ter com os pés de Toumany. O avançado senegalês foi para cima do defesa contrário, ultrapassando-o em velocidade e já dentro da área passou atrasado oferecendo o golo a Rui Ferreira que não desperdiçou. Estava assim feito o primeiro golo da partida.



Por volta do quarto de hora, o Benfica chegou aos dois a zero. Depois de uma boa abertura de João Carmo, a jogada do golo anterior repetiu-se mas com os papéis trocados. Desta vez foi Rui Ferreira a atrasar para a entrada triunfante de Toumany que assim juntou mais um golo à sua conta pessoal nos Juvenis do Benfica. O C.A.D.E. respondeu na jogada seguinte, e na sequência de uma bola parada um jogador adversário conseguiu rematar forte junto ao poste sem hipótese para o guarda-redes Hugo Figueiredo. O Benfica não respondeu bem ao golo, e seguiram-se alguns minutos sem ocasiões de golo. O Benfica estava adormecido, e só por volta dos trinta minutos a bola esteve novamente perto da baliza adversária. João Carmo em boa situação para aumentar a vantagem, rematou por cima. E foi João Carmo que teve novamente o golo nos pés. Apareceu isolado, e voltou a falhar o golo. Na jogada seguinte, João Pereira atirou duas vezes aos ferros da baliza do Entroncamento. Em cima do intervalo, Ricardo Caetano falhou na marcação e um avançado contrário isolado não conseguiu desfeitear Hugo Figueiredo. O Benfica foi para o intervalo com a consciência que podia ter feito bem melhor ao nível da finalização.

Uma má segunda parte

O Benfica entrou muito mal em jogo. Sem conseguir criatividade suficiente para atingir o objectivo máximo do futebol, os pupilos de João Couto iam desenvolvendo um futebol curto, sem grande objectividade. Foi nesta altura que o C.A.D.E. acreditou ser possível chegar ao empate, e por duas vezes a bola esteve perto da baliza do guardião Hugo Figueiredo. Valeu a defesa encarnada a resolver o problema. E foi nesta altura, que Abdel Vieira mostrou mais uma vez que vai lutar até ao fim para conseguir a manter a titularidade. Grande exibição do central.



Foi só depois de cumprida a hora de jogo, que o Benfica voltou a criar perigo. Numa jogada individual de João Carmo, o número 10 encarnado falhou inexplicavelmente o golo estando isolado. Felizmente, a bola sobrou para Toumany que fez o três a um para o Benfica. Mais uma grande festa do senegalês! O Entroncamento respondeu de imediato, e conseguiu atirar ao poste da baliza de Hugo Figueiredo. O Benfica ia controlando, e Pedro Eugénio, depois de uma bela arrancada pela direita conseguiu ganhar um penalty. Rui Ferreira não desperdiçou e fixou o resultado final em 4-1. Até ao final da partida, destaque para nova bola no poste do Entroncamento, foi Rui Ferreira que não conseguiu responder da forma desejada a um grande cruzamento de João Carmo. O Benfica podia ter feito bem melhor, mas conseguiu um resultado tranquilo que lhe permite ir à Amadora defender o primeiro lugar. O Estrela perdeu hoje em casa por dois a zero com o Sporting.

Apreciação individual:

O guarda-redes do Benfica Hugo Figueiredo, fez hoje um jogo discreto. Com uma falha que ia comprometendo a equipa, o jovem jogador não fez uma exibição de acordo com aquilo que nos tem habituado.

A defesa foi o melhor sector da equipa. Na direita, Pedro Eugénio foi o melhor em campo. Muito bom a defender, foi sempre o elemento que mais lutou contra uma certa apatia existente na equipa. Ganhou um penalty, e fez um bom par de jogadas que permitiram ao Benfica dominar a partida. Abdel Vieira foi o segundo melhor em campo. Muito bom a defender, foi sempre um muro para o Entroncamento. Se continuar assim, será muito difícil decidir qual dos centrais será titular. João Pereira esteve bem, mas com uma exibição discreta em comparação dom Abdel. Ricardo Caetano esteve um pouco em baixo, mal ofensivamente e um pouco nervoso a defender.

O meio-campo não esteve ao seu nível. Faltou Leandro Pimenta. Valdo Águamel foi o trinco, e fez um jogo razoável. Não faz esquecer Leandro, mas mostrou ser um jogador muito esforçado que pode actuar em qualquer posição. Vítor Pacheco esteve ao seu nível. Bom a defender, sempre bem, mostrou também excelentes pormenores ofensivamente. Bons pés tem o médio do Benfica. João Carmo podia ter sido o melhor em campo. Não foi, devido ao facto de ter falhado imenso na finalização. Apareceu duas vezes isolado, e acabou por falhar. Fora isso, grande jogo do médio do Benfica. Excelente a construir jogo, criou sempre imensos desequilíbrios no jogo.

O ataque esteve permissivo, mas esforçado. Toumany fez dois golos e uma assistência, mas não encanta tecnicamente. Mal nas recepções de bola, o avançado senegalês destacou-se pela sua capacidade física. Sem dúvida um jogador explosivo. Rui Ferreira continua sem encantar. Ainda assim, corre muito e voltou a facturar. André Soares é o jogador mais espectacular da equipa. A nível técnico é soberbo, mas hoje não deu a objectividade necessária aos seus lances. Deu quase sempre um toque a mais, que lhe fez perder várias jogadas de perigo. Não tem nota quarto, porque pode fazer bem melhor.

Artur Lourenço fez um jogo aceitável.

Notas individuais:

1- Hugo Figueiredo - 3
2- Pedro Eugénio - 4
3- Abdel Vieira - 4
4- João Pereira - 3
5- Ricardo Caetano - 3
6- Valdo Águamel - 3
7- Toumany Sambou - 4
8- Vítor Pacheco - 4
9- Rui Ferreira - 3
10- João Carmo - 4
11- André Soares - 3

14- Artur Lourenço - 3



Vídeos da partida:

http://www.youtube.com/watch?v=VIx7WqedxL8

http://www.youtube.com/watch?v=gNqGzSwatbs

http://www.youtube.com/watch?v=RaOasypv5Kw

http://www.youtube.com/watch?v=lXf3hgKlPxs



Trabalho realizado por: André Sabino, Serbenfiquista.com