Juvenis: Benfica vence 2-0 no Restelo

Grande jogo em prespectiva. O Benfica entrava para a 11ª jornada da prova em 2º lugar, com mais seis pontos que o Belenenses que estava em terceiro lugar, e menos dois que o líder Sporting. O Belenenses é uma equipa que no seu terreno cria imensas dificuldades aos adversários, e o Benfica não ia fugir à regra.

João Couto, fiel aos seus sistemas

O técnico encarnado manteve o seu sistema de 4-3-3 dinâmico, e fez entrar de ínicio a seguinte equipa: Hugo Figueiredo na baliza, Pedro Eugénio como defesa direito, João Pereira e Abdel Vieira como centrais, cabendo a Ricardo Caetano o lado esquerdo da defesa. Leandro Pimenta jogou como trinco mais fixo, jogando a seu lado Vítor Pacheco também como trinco, mas com mais influência ofensiva no jogo da equipa. David Simão foi hoje o jogador mais ofensivo do triângulo a meio-campo. Nas alas, actuaram André Soares e Valdo Águamel à esquerda e direita respectivamente, jogando Rui Ferreira como ponta-de-lança centro.

Saber sofrer, esperar para vencer



O Benfica entrou bem no jogo, com o seu papel muito definido no terreno de jogo. Assistia-se um jogo bastante disputado a meio-campo e só os alas do Belenenses iam tentado fazer chegar algum perigo às redes de Hugo Figueiredo. O Benfica através de um canto criou perigo, através de um cabeceamento de João Pereira. O Belenenses a partir dos dez minutos iniciais, começou a tomar conta do jogo e foi através do seu nº11, Freddy, que a equipa tentava assustar o guardião Hugo Figueiredo. Nesta altura, nota de destaque para a excelente exibição defensiva de Ricardo Caetano que tentava anular o principal desiquilibrador dos 'azuis'.

O Benfica ia aguentado, e foi depois de uma bola ganha a meio-campo que David Simão fez um excelente passe para André Soares que se isolou e à saida do guarda-redes do Belenenses, rematou forte fazendo o primeiro golo da partida. Golo muito festejado pela equipa, que sentiram claramente que a partir daqui a sua tarefa seria muito mais tranquila. Aos 30 minutos de jogo, 0-1 para o Benfica.



O Belenenses respondeu bem, e tentava sempre através do seu nº11 criar perigo. Houve muitos cantos, mas a defesa encarnada e sobretudo, Abdel Vieira, iam resolvendo bem os problemas.

Um senhor Benfica

Ao intervalo, Nélson Oliveira rendou o apagado Valdo Águamel. Na segunda parte, assistimos a um Benfica muito senhor do jogo, sabendo as alturas certas para atacar, e os momentos em que tinha de se conter na defensiva. O Belenenses sempre a tomar as rédeas do jogo, mas o Benfica tentava através da velocidade de Rui Ferreira chegar com perigo às redes dos 'azuis'. Se a equipa sabia sofrer, soube também procurar o golo. Aos 15 minutos da 2ª parte, através de um canto, Abdel Vieira saltou mais alto que os defesas do Belenenses e cabeceou ao ferro. As investidas 'azuis' tinham sempre um destruidor certo: Abdel. Grande jogo do central do Benfica. Aos 18 minutos da segunda parte, David Simão lesionou-se e saiu para a entrada de Artur Lourenço. À passagem dos 28 minutos do segundo tempo, depois de um livre mal marcado por um jogador do Belenenses, Caetano saiu rápido para o contra-ataque jogando a bola em Nélson Oliveira que entregou na esquerda em Artur. Artur pegou na bola, passou por um defensor contrário e rematou ao poste mais distante fazendo o segundo golo do encontro.



O Benfica resolveu o jogo, e até ao final ainda viu João Carmo desperdiçar a hipótese de fazer o três a zero. Grande vitória da equipa, num péssimo relvado, que faz com que o Benfica tenha praticamente definido que estará na fase seguinte da competição.

Comentários finais:

Hugo Figueiredo comandou muito bem a defesa, e fez ainda duas ou três excelentes intervenções.

A defesa foi um muro autêntico. Na direita, Pedro Eugénio esteve excelente a defender, e na segunda parte conseguiu subir mais vezes no terreno. Bom jogo do lateral direito. João Pereira fez um jogo menos conseguido. Na primeira parte nunca foi capaz de cortar o jogo do Belenenses, mas na segunda metade subiu de rendimento e ajudou bastante a equipa na altura de maior pressão dos homens do Restelo. Abdel Vieira foi o melhor em campo. Grande exibição deste jogador que tanto pode actuar como central, como fez hoje, ou a trinco. Foi um verdadeiro tractor, a varrer todo o futebol de ataque do Belenenses. Caetano fez mais uma excelente exibição, mágnifico a defender, e sempre muito disponível para atacar.

Leandro Pimenta voltou a mostrar toda a sua classe. Na hora de fazer passes a rasgar, lá estava o nº6 do Benfica a mostrar toda a sua claque. Vítor Pacheco, esteve mais uma vez bem. Quase sem se dar por ele, o jogador benfiquista ajudou muito em missões defensivas, e foi sempre um elemento bastante lutador no jogo a meio-campo. David Simão esteve excelente. Grandes aberturas para os flancos, e excelentes rasgos individuais, fizeram dele um dos melhores jogadores em campo.

No ataque, Rui Ferreira esteve muito bem. Sempre bastante rápido, a equipa começou a explorar, e bem, a sua excelente velocidade. Não marcou quando o podia ter feito, mas foi um autêntico fórmula 1 no ataque do Benfica. André Soares marcou o primeiro golo, e esteve sempre muito movimentado nas acções ofensivas. Valdo Águamel esteve muito apagado, e acabou por sair ao intervalo.

Nélson Oliveira entrou bem no jogo, a fazer o que lhe foi pedido no flanco direito. Artur Lourenço esteve ao seu nível, quando entrou deu mais classe ao jogo, e acabou por marcar o golo que fechou o encontro. João Carmo esteve poucos minutos em campo, mas lutou e ajudou a controlar a partida.

Notas individuais:

1. Hugo Figueiredo - 4
2. Pedro Eugénio - 4
3. Abdel Vieira - 5
4. João Pereira - 3
5. Ricardo Caetano - 4
6. Leandro Pimenta - 4
7. Valdo Águamel - 2
8. Vítor Pacheco - 4
9. Rui Ferreira - 4
10. David Simão - 4
11. André Soares - 4

15. Nélson Oliveira - 3
16. Artur Lourenço - 3
17. João Carmo - 3



Fotoreport: Juvenis: Belenenses 0 - Benfica 2

André Sabino, Serbenfiquista.com