Quem tem Costinha e André Lima...

Ressaca de Macau

O cinco inicial do Benfica reflectiu as últimas semanas de trabalho: com 6 dos 7 jogadores convocados para a Selecção no banco (Zé Maria, a cumprir castigo, ficou de fora), o Benfica começou o jogo de maneira desastrosa. Aos 18 segundos, uma escorregadela de Rogério Vilela (muita humidade na Luz), deu a Gonçalo Farinha a oportunidade não desperdiçada de abrir o marcador.

Saiam lá do banco...

Começando o jogo a perder, o Benfica foi à procura do prejuízo, mas nos minutos iniciais só Sidnei levou perigo à baliza de Piranha. Foi já com Ricardinho, Costinha e André Lima em campo que o Benfica chegou à igualdade, num remate de meia distância bem colocado por Costinha, iam decorridos 7 minutos de jogo.

Dejá vú

Se os benfiquistas pensavam que o empate era o fim do susto inicial, enganaram-se. Os minutos seguintes trouxeram um Benfica pálido, sem armas para penetrar na defesa contrária. Apesar de surgir sempre com André Lima ou Ricardinho mais adiantados, não havia meio de furar a defesa do Olivais e o minuto 16 foi fatídico, em 2 lances de contra-ataque, o Olivais fez 2 golos, por João Pires e Farinha, deixando o resultado em 1-3. Veio logo a imagem do jogo com o Sporting...

Muito coração, pouca cabeça

O intervalo foi bom conselheiro, o Benfica veio para a segunda parte a pressionar a campo inteiro e à procura do prejuízo, sem no entanto fazê-lo de forma clara. Piranha ia chegando para as encomendas e só a entrada de Jony para pivot pôs o Benfica a criar muito perigo, com as assistências do pivot a criarem o pânico na defesa do Olivais. A meio da 2ªparte, penalty escusado cometido sobre Ricardinho (resultou na expulsão de Pedro Ferreira), permitiu a André Lima fazer o 2-3. Logo a seguir André Lima teve muito azar em não fazer o empate, e a 5 minutos do final, novo balde de água fria na Luz: João Pires surgiu isolado e bateu Zé Carlos, num lance em que o guarda-redes do Benfica ficou mal na fotografia.

Bendito guarda-redes avançado

A perder por 2 golos, rapidamente Rogério Vilela surgiu como guarda-redes avançado do Benfica, e esta solução deu frutos imediatos. Costinha fez o 3-4 num pontapé acrobático, mas irregular, pois colocou em perigo o jogador do Olivais ao levantar o pé à altura da cabeça do adversário. No ataque seguinte do Benfica, mudando a formação de 3-2 para 2-1-2, André Lima surgiu no coração da área, onde aproveitou a assistência de Costinha para fazer o 4-4 e levar ao rubro as cerca de 1200 pessoas que quase encheram o Pavilhão EDP.

Classe de Costinha e André

Se o Benfica bem podia agradecer a Costinha e André os golos do empate, à entrada do último minuto agradeceu-lhes a jogada soberba que deu o golo da vitória (até porque Ricardinho viu o poste tirar-lhe a hipótese de ser o herói da tarde). Mais uma vez com guarda-redes avançado, Costinha serviu André que, como estava tapado, parou a bola no peito e devolveu-a com o pé a Costinha, iludindo assim a defesa contrária, ficando o pequeno genial com a baliza aberta para fazer o 5-4.

Susto final

O jogo não terminaria sem um susto final. Gonçalo Alves cometeu a 6ªfalta num lance dividido e João Pires foi para a linha dos 10 metros. Gonçalo redimiu-se e fazendo fruto do profundo conhecimento do seu ex-companheiro de equipa, indicou a Zé Carlos o lado para onde João Pires habitualmente remata os livres de 10 metros. Teve razão Gonçalo e Zé Carlos defendeu para a frente o remate, que permitiu a recarga do jogador do Olivais, que foi à barra. Mesmo nos derradeiros segundos, Zé Carlos voltou a segurar os 3 pontos, numa preciosa antecipação.

Mais... Selecção

Volvida a partida, metade do plantel do Benfica voltou para (mais um!) estágio da Selecção, que decorre até à noite de 4ªFeira. 5ªFeira os jogadores regressam ao Benfica e viajam para Sandim, onde na noite de 6ªFeira defrontam o MODICUS, por mais um capricho da SportTv. Esta situação não merece muitos mais comentários, todos os meios valem para prejudicar o Benfica.

Ficha de jogo

SL Benfica 5 – 4 SL Olivais (1-3 ao intervalo)
Árbitros: Leandro Siopa e Alberto Pereira

Benfica: Zé Carlos; Rogério, João Marçal, Sidnei e Jardel; Costinha (3), Ricardinho, André Lima (cap, 2), Gonçalo Alves, Estrela e Jony. Não jogou: Bebé (GR).
Treinador: Alípio Matos

Olivais: Piranha; Pedro Ferreira, João Pires (2), Gonçalo Farinha (Cap, 2) e Caturra; Ricardo, Nuno Almeida e Tiago Parrança. Não jogaram: João Pinheiro e David.
Treinador: Luís Alves

Disciplina: Cartões amarelos a Rogério e Costinha; Pedro Ferreira (2), João Pires e Caturra. Cartão vermelho a Pedro Ferreira.

Marcha do marcador: 0-1 G. Farinha (1’); 1-1 Costinha (7’); 1-2 João Pires (16’); 1-3 G. Farinha (16’); 2-3 André Lima (30’); 2-4 João Pires (35’); 3-4 Costinha (35’); 4-4 André Lima (36’); 5-4 Costinha (39’)