Yu Dabao, uma aposta de futuro?



Muita expectativa se tem criado à volta do avançado chinês que reforçou os Juniores do Benfica neste mês de Janeiro. São várias as opiniões que se centram à volta desta mediática contratação. Mediática pela forma como o jogador foi apresentado, e pelo impacto que teve de imediato na comunicação social.

O jogador chegou a Portugal depois de meses de negociação, e rapidamente os jornais falaram numa quantia de 400 mil euros que tinham entrado nos cofres do clube chinês em que Yu, como é tratado pelos amigos, tinha actuado. Não é verdade, o atleta chega ao Benfica a custo zero.

O gestor profissional para a área de formação do Benfica, em declarações para a revista dez do jornal "Record", afirma que desde o Mundial sub-17 realizado no Peru há dois anos, Yu Dabao tem estado sob observação. "Trouxemo-lo duas semanas no ano passado para ver como se adaptava ao nosso modelo. Recolhemos informação e tomámos uma decisão em função da qualidade e utilidade no presente e no futuro."

Yu Dabao teve uma estreia auspiciosa com a camisola encarnada. O jogador chinês entrou em campo com a camisola nove, e posicionou-se na frente de ataque ao lado do guineense Leocisio Sami com o objectivo de constituir um ataque demolidor para a defesa do Portimonense.



O resultado não engana, o Benfica saiu vencedor por oito bolas a zero. Yu Dabao esteve algo "escondido" durante a primeira meia hora, mas rapidamente mostrou qualidades. O mais difícil e importante para a confiança do jogador, seria marcar o primeiro golo. Por volta dos trinta e cinco minutos de jogo, o momento surgiu.

Yu Dabao recebe uma bola de Leocisio Sami e completamente isolado atirou seco de pé esquerdo sem hipótese para o guarda redes adversário. O chinês correu até junto da bandeirola, e sentou-se no relvado com as mãos unidas junto ao nariz.

O melhor estava para vir. Em apenas três minutos, Yu Dabao convenceu todos os presentes no dia três de Fevereiro no Caixa Futebol Campus. Em uma excelente incursão pelo lado esquerdo, o avançado chinês mostrou-se rápido e tecnicista e com um simples toque ofereceu o golo a Leocisio Sami.



Foi em cima do intervalo que Yu voltou a marcar. Veio atrás buscar jogo, de pé direito ofereceu a bola a João Ferreira. Num movimento característico dos tempos aúreos de Mário Jardel, Dabao posicionou-se nas costas de um defesa contrário. Assim que o cruzamento parte, Yu faz um sprint direito à bola e de pé direito faz um bonito golo.

Lance de craque. Yu, já na segunda parte, atirou uma bola ao ferro e saiu envolto de aplausos ao minuto sessenta e três da partida. Um adepto, junto ao varandim, soltou palavras motivadoras para o avançado chinês: "Tu não sais daqui. Não vais para o Chelsea, tu ficas aqui!", ao que o avançado respondeu com um sorriso e um pensamento: "O que será que ele me diz?"

Nova aparição, desta vez frente ao complicado Sporting. O jogo era de muita importância para ambos os lados, e Yu foi marcado individualmente pelo defesa central leonino Marco Lança. Dabao esteve muito lutador em toda a partida, ganhando alguns despiques individuais com o seu marcador de serviço. No entanto, não aguentou a pressão e acabou por fazer uma exibição discreta, mas muito lutadora.

Não era o jogo certo para ver um atleta que em jogos oficiais tinha apenas sessenta e três minutos com os novos companheiros. Nova aparição de Yu será no próximo sábado, dia 17 de Fevereiro em Massamá.

Reportagem de: André Sabino.