Faltou o ingrediente mais importante
Benfica e Sporting empataram no dérbi da 20.ª jornada do Campeonato Nacional.
A equipa de juniores do Benfica, liderada por Luís Araújo, empatou esta tarde com o Sporting (0-0), em jogo da 20.ª jornada do Campeonato Nacional. Muitos duelos, algumas oportunidades, mas faltou o mais importante: os golos.
Sinal mais para o Benfica nos primeiros dez minutos do dérbi. As águias estavam mais rápidas ao longo do terreno, tentavam levar o perigo junto da baliza de Anthony Walker, mas faltava afinar a finalização. O Sporting estava remetido ao setor defensivo. O conjunto encarnado estava bastante compacto, conseguindo rapidamente voltar a ter a posse do esférico.
Luís Araújo mostrava-se satisfeito com o posicionamento e comportamento dos seus jogadores, contudo, não parava de dar indicações para dentro do campo. O equilíbrio começou a alastrar-se no dérbi, num jogo que se estava a tornar bastante físico e disputado a meio-campo.
Os leões começaram a ganhar algum ascendente na partida, subiram as suas linhas, todavia, as oportunidades de golo claras teimavam em não surgir. Aos 29' o Sporting dispôs de um livre direto que passou vários metros ao lado da baliza à guarda de Samuel Soares.
O jogo continuava bastante morno, mas Bajrami, aos 38', esteve muito perto de inaugurar o marcador. O atleta encarnado rematou forte a cerca de 35 metros da baliza, contudo, o guardião dos verdese brancos estava atento, estirou-se para o lado esquerdo e negou o tento inaugural.
Até ao final da 1.ª parte não surgiram mais lances de perigo dignos de registo e as equipas recolheram aos balneários com o nulo no marcador. Ao intervalo: 0-0.
Luís Araújo decidiu refrescar a sua equipa e no início da 2.ª parte efetuou três alterações de uma assentada. Filipe Cruz, Diogo Nascimento e Tomás Araújo entraram para os lugares de Renato Matos, Francisco Saldanha e Adrian Bajrami.
Apesar das mexidas a toada de jogo mantinha-se a mesma da 1.ª parte. As águias estavam mais fortes, mais rápidas, mas faltava o ingrediente principal: o golo. Os guardiões estavam a ser submetidos a pouco trabalho nestes segundos 45 minutos.
Aos 67' o Benfica teve uma oportunidade soberana para inaugurar o marcador. Gerson Sousa arrancou pelo flanco direito, cavalgou vários metros e passou para Henrique Pereira que se encontrava desmarcado. O camisola 11 benfiquista adiantou em demasia o esférico e, no momento do remate, Anthony Walker efetuou a mancha, negando o primeiro golo do desafio.
A dez minutos do fim (80') os leões voltaram a levar o perigo junto da baliza encarnada. Valeu Tomás Araújo com um corte imponente a mudar a trajetória de um remate que levava o selo de golo. Quatro minutos depois Luís Araújo decidiu colocar mais um elemento desequilibrador. Jeremy Sarmiento entrou para o lugar de Gerson Sousa, aos 83'.
Sarmiento tentou mexer com o jogo, iludiu marcações, mas o golo não surgiu até ao final e o dérbi terminou empatado. Resultado final: 0-0.
Com este resultado as águias chegam aos 54 pontos e continuam na liderança isolada da competição com mais nove pontos que o 2.º classificado (Sporting). No jogo da próxima jornada (21.ª), que se vai disputar no dia 25 de janeiro às 15h00, o Clube da Luz desloca-se ao Campo do Cevadeiro para defrontar a UD Vilafranquense.
FICHA DE JOGO
Local: Campo n.º 1 do Benfica Campus
Onze inicial: Samuel Soares, Renato Matos, Alexandre Penetra, Adrian Bajrami, Guilherme Montoia, Henrique Jocu, Gerson Sousa, Francisco Saldanha, Martim Neto, Henrique Pereira e Henrique Araújo
Suplentes: Pedro Souza, Felipe Cruz, Tomás Araújo, Francisco Domingues, Diogo Nascimento, Jeremy Sarmiento e Rajmund Molnar
Ao intervalo: 0-0
Coming soon
- Universo Benfica on Saturday, 18 January 2020
- Ruud on Thursday, 8 August 2019