FC Porto 81 - 71 SL Benfica

    Competition
    Match phase
    Regular phase
    Round
    6ª Jornada
    Data
    Sun, 31 October, 2021, 18:00
    Estado
    Played
    Tv broadcast
    RTP 2

     

    RECUPERAÇÃO FINAL NÃO CHEGOU

     

    O Benfica saiu derrotado no clássico realizado na Dragão Arena. 

     

     

    A equipa de basquetebol do Benfica perdeu neste domingo, na Dragão Arena, diante do FC Porto, por 81-71, em jogo da 6.ª jornada da fase regular da Liga Betclic. 

     

    Na quadra, as duas equipas que não conheciam o sabor da derrota no Campeonato Nacional. O 1.º quarto foi jogado a um ritmo muito alto, com poucas paragens e com momentos de alguma espetacularidade. O FC Porto esteve muito eficaz na linha de três pontos, aspeto que ditou a vantagem no fim dos primeiros 10 minutos, por 21-15. As águias, essas, mostraram-se mais afoitas na luta das tabelas e apostaram mais no jogo interior. 

     

    Benfica veio melhor para o 2.º quarto, recuperou até aos 22-20, o que levou Moncho López a parar o jogo para retificar erros defensivos da sua equipa. No reatamento, as águias continuavam mais assertivos na quadra, com eficácia ofensiva e com a estratégia que parecia ter parado com o tiro exterior dos azuis e brancos. A partir dos seis minutos do 2.º quarto, os encarnados desconcentraram-se, falharam nos capítulos defensivos e ofensivos, e o FC Porto aproveitou para se distanciar. O clássico foi para o intervalo com o resultado em 38-26

     

    Para a segunda parte, o Benfica precisava de reagir, mas os primeiros minutos do 3.º quarto mostraram que os da Luz sentiam dificuldades em ultrapassar a defesa portista para fazer jogo interior e que haviam perdido o domínio nas tabelas que outrora tiveram. O treinador Norberto Alves parou o encontro com o objetivo de mudar o rumo do clássico, algo que surtiu efeito, porque o lançamento de três pontos começou a cair, mas o 3.º quarto terminou em 61-45

     

    No 4.º e último quarto do jogo, o Benfica entrou melhor, esboçou uma recuperação pontual, mas com o passar dos minutos, a turma da casa voltou a apostar no jogo interior com o poste em ação. As águias não desistiam, tentavam encurtar distâncias, algo que conseguiram, porém, insuficiente para evitar o desaire por 10 pontos (81-71).  

     

    Os encarnados somam nove pontos na classificação e viram-se agora para a FIBA Europe Cup onde vão medir  forças, fora de portas, com o Heroes Den Bosch. 

     

    DECLARAÇÕES

     

    Norberto Alves (treinador do Benfica): "Penso que na primeira parte, ofensivamente, não conseguimos correr e ser uma equipa dentro do nosso estilo de jogo, porque não conseguimos controlar o ressalto defensivo. Eles tiveram vários segundos lançamentos. Na primeira parte, e também na segunda, houve várias decisões da equipa de arbitragem, quando nos aproximávamos, e não conseguimos bater aquela barreira psicológica dos 10 pontos. Na segunda parte foi evidente. Duas faltas técnicas, que, se marcassem estas faltas técnicas a todos os jogadores, havia 20 faltas técnicas. Foi incompreensível. Temos estado a assistir, um pouco por fora, a este boicote do FC Porto a três árbitros internacionais. O que eu acho é que, para não acontecer o que aconteceu neste jogo, têm de estar os melhores. Nos jogos mais importantes têm de estar os melhores árbitros e, portanto, sem querer arranjar desculpas porque também cometemos erros, o que é certo é que, sempre que nos aproximávamos e quando podíamos reentrar, claramente, no jogo, havia decisões incompreensíveis. Nós não podemos estar calados em relação a isto. Nem nós, nem os outros 11 clubes, porque se cada clube não quiser três árbitros, ainda por cima os melhores, 33 árbitros não podem apitar jogos da Liga e eles são só 26. Alguém tem que tomar alguma ação em relação a isto, porque, com este ambiente em que é fácil apitar tudo a favor do FC Porto porque é simpático… esperemos que, brevemente, os responsáveis resolvam este problema. Não temos nada contra o nosso adversário, mas isto não pode acontecer. Haver boicote a árbitros é basquetebol de terceiro mundo."

     

    FICHA DE JOGO

     

    Local: Dragão Arena

     

    Cinco inicial do Benfica: Aaron Broussard, James Farr, José Barbosa, Makram Ben Romdhane e Betinho Gomes

     

    Suplentes: Eduardo Francisco Travis Munnings, José Silva, Guilherme Saiote, Khaliq Spicer, Diogo Gameiro e Arnette Hallman 

     

    Marcadores do Benfica: José Silva (13), Betinho Gomes (13), James Farr (9), Makram Ben Romdhane (9), Travis Munnings (8), José Barbosa (5), Diogo Gameiro (5), Arnette Hallman (5), Aaron Broussard (2) e Khaliq Spicer (2)

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/10/31/basquetebol-benfica-jogo-fc-porto-6-jornada-liga-betclic

     

    Coming soon


    By administrador on Friday, 5 January 2024