SL Benfica 86 - 84 BK Opava
EXIBIÇÃO EM CRESCENDO DEU VITÓRIA
Na última ronda do grupo C, e com tudo decidido, o Benfica venceu o BK Opava no Pavilhão Fidelidade.
O Sport Lisboa e Benfica fechou a participação no grupo C da FIBA Europe Cup com uma vitória no Pavilhão Fidelidade, diante do BK Opava, por 86-84.
Foi já com o apuramento e com o 1.º lugar no grupo garantido que as águias entraram na quadra diante do BK Opava. Assim, sem nada a perder, os checos entraram descomplexados e isso notou-se na evolução do 1.º quarto, com o resultado a registar 13-23, fruto de alta eficácia no lançamento do adversário face a alguma apatia ofensiva e defensiva do Benfica.
O 2.º quarto foi a antítese dos primeiros 10 minutos do encontro. O treinador Norberto Alves reuniu as tropas, apelou ao benfiquismo e a equipa respondeu com uma recuperação... à campeão! Maior acerto na hora de atirar ao cesto, uma defesa agressiva e concentrada e notória superioridade na luta das tabelas permitiu aos encarnados ir para o intervalo a perder apenas por três pontos (35-38).
O Benfica regressou dos balneários determinado em materializar em reviravolta o crescendo exibicional que era evidente. Com uma defesa homem-a-homem cada vez mais sufocante e com o tiro exterior (finalmente!) a cair, as águias passaram para o comando do marcador a meio do 3.º quarto, cultivando, a partir daqui, uma vantagem que se avolumou até aos sete pontos de vantagem no fim destes 10 minutos: 64-57.
No 4.º e derradeiro quarto do jogo viu-se um Benfica a gerir a vantagem, com forte e rápida circulação de bola. Os da casa chegaram inclusive a ultrapassar a dezena de pontos de vantagem, mas nos minutos finais, através de uma descontração, o BK Opava aproximou-se, assustou, mas os encarnados triunfaram, por 86-84.
Com esta vitória, o Benfica fechou o grupo C em 1.º lugar, com 11 pontos, e segue, agora, para a segunda fase em que estará no grupo K, juntamente com os romenos do Oradea, com os polacos do Trefl Sopot e com o Sporting.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Penso que, fundamentalmente, não estivemos bem no bloqueio defensivo e no ressalto defensivo. Faltou a chama de ter de ganhar o jogo, porque era um jogo para cumprir calendário. De qualquer forma, a nossa atitude foi sempre para vencer. O Opava reentrou no jogo na parte final por demérito nosso. É uma equipa com bons lançadores e, quando não estamos no topo, pagamos. Agradecer o apoio dos adeptos. Sentimos que cada vez mais pessoas e apoiam mais a equipa. Olhando para o grupo, ainda por cima com uma equipa russa [Parma Parimatch], e fica em 1.º lugar é um grande mérito dos jogadores, que lutaram muito por esta qualificação. Os jogos foram quase sempre apertados e estamos de parabéns."
FICHA DE JOGO
Local: Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica: José Barbosa, Aaron Broussard, Travis Munnings, James Farr e Arnette Hallman
Suplentes: Eduardo Francisco, Guilherme Saiote, Khaliq Spicer, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro e Betinho Gomes
Marcadores do Benfica: Betinho Gomes (17), Aaron Broussard (16), Travis Munnings (14), Diogo Gameiro (10), Arnette Hallman (8), Khaliq Spicer (8), James Farr (7), José Barbosa (4) e Makram Ben Romdhane (2)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/11/17/basquetebol-benfica-opava-6-jornada-grupo-c-fiba-europe-cup
Coming soon
- Universo Benfica on Wednesday, 17 November 2021
- Universo Benfica on Saturday, 13 November 2021
- Universo Benfica on Sunday, 3 October 2021