SL Benfica 76 - 89 Darüşşafaka SK
NÃO HÁ MARGEM DE ERRO
Equipa do Benfica perdeu nesta quarta-feira, 4 de janeiro, no Pavilhão Fidelidade, com o Darüssafaka por 76-89, no jogo 1 dos play-ins da Liga dos Campeões.
A equipa de basquetebol do Benfica perdeu nesta quarta-feira, 4 de janeiro, no Pavilhão Fidelidade, com os turcos do Darüssafaka por 76-89, no 1.º jogo do play-in da Liga dos Campeões. Um 1.º quarto pouco conseguido acabou por ser decisivo na partida.
Quando o Benfica reduziu para 7-12, estavam decorridos pouco mais de quatro minutos de jogo, o treinador turco Selçuk Ernak parou o encontro e alertou os seus jogadores de que estes não iam ter a vida facilitada, apesar da vantagem inicial.
Um aviso natural de um treinador que demonstrou naquele momento que os turcos vinham à Luz determinados em vencer e que o Benfica há muito que deixou de ser um desconhecido no basquetebol da Liga dos Campeões.
O Darüssafaka é uma equipa que habitualmente entra forte nas partidas e voltou a fazê-lo no Pavilhão Fidelidade. Muito objetivos na procura do cesto contrário e extremamente agressivos na defesa (13 roubos de bola ao longo de todo o desafio), os turcos fizeram um 1.º quarto de alto nível e selaram os primeiros 10 minutos com um 16-27.
O Benfica sentiu o toque e o coletivo não funcionou. Norberto Alves mudou a defesa à zona para defesa homem a homem e os encarnados melhoraram significativamente.
Os adeptos benfiquistas mostraram à equipa que esta não estava sozinha e viveu-se o melhor período do jogo para os encarnados. Betinho Gomes deu o mote na agressividade defensiva e Toney Douglas carregou a equipa ofensivamente (autor de 24 pontos).
Com um parcial de 9-0, o Benfica chegou aos 30-38, mas os turcos reagiram, levando a partida para o intervalo com o resultado em 35-47.
Na segunda parte, a equipa treinada por Norberto Alves tentou por várias vezes aproximar-se, mas bem se pode dizer que nos momentos fulcrais falhou o "assalto ao castelo turco". Erros, falta de sorte, mérito e demérito, seja o que tenha sido, a verdade é que os encarnados nunca desistiram de lutar pela vitória e o Darüssafaka é uma equipa de muita qualidade.
Depois de um 3.º quarto com um 22-25, o Benfica venceu o último parcial por 19-17, fechando a partida com num 76-89 a favor dos visitantes.
Na próxima semana, a 11 de janeiro, as equipas voltam a encontrar-se, desta feita na Turquia, numa partida em que os encarnados têm de manter a senda vitoriosa fora de casa (o Benfica ainda não perdeu longe da Luz nesta temporada), se querem continuar na prova e trazer a decisão para Portugal.
Antes, os benfiquistas jogam em Ovar, diante da Ovarense, no sábado, 7 de janeiro, às 15h00, em desafio da 17.ª jornada da Liga Betclic.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Os 'turnovers' fizeram a diferença. Eles marcaram 26 pontos a partir de erros nossos. Vimos aqui uma equipa de imensa qualidade, que nos faz pagar qualquer erro que cometemos. Vamos olhar para este jogo e perceber o que temos de melhorar. Nesta época ainda não perdemos fora. Vai ser difícil, mas podemos ir lá ganhar. É mais um desafio que temos. Uma palavra de agradecimento para o nosso público."
Toney Douglas (base do Benfica): "No final das contas, o que fizemos hoje não foi o suficiente. Lutámos, lutámos o jogo todo. Houve algumas coisas que não conseguimos controlar, mas vamos estar prontos para o encontro na Turquia. Temos de nos manter disciplinados."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/01/04/basquetebol-benfica-darussafaka-1-jogo-play-ins-liga-dos-campeoes
Coming soon
- Universo Benfica on Monday, 26 December 2022