AJ Fonte Bastardo 3 - 2 SL Benfica

    Competition
    Match phase
    Final
    Round
    Jogo 4
    Data
    Wed, 3 May, 2023, 21:30
    Estado
    Played
    Tv broadcast
    RTP Açores

     

    FAZER HISTÓRIA NA LUZ!

     

    O Benfica perdeu perante a Fonte do Bastardo (3-2) o jogo 4 da final do play-off do Campeonato Nacional. A decisão do título viaja para Lisboa.

     

     

    A equipa de voleibol do Benfica perdeu perante a Fonte do Bastardo (3-2) o jogo 4 da final do play-off do Campeonato Nacional, no Complexo Desportivo Vitorino Nemésio, nos Açores. O título decide-se às 17h30 de sábado, 6 de maio, na Luz.

     

    Grande clássico da modalidade na noite desta quarta-feira, 3 de maio, decisivo nas contas do título nacional. De um lado, o Benfica, a uma vitória de conquistar o inédito Tetracampeonato; do outro a Fonte do Bastardo, a precisar do triunfo para reentrar na luta pelo troféu.

     

    Em vantagem na eliminatória (2-1), depois do esclarecedor 3-0 na Luz, as águias entraram determinadas em resolver e isso refletiu-se na quadra. Concentrados, com o bloco e o serviço a funcionar, os comandados de Marcel Matz alcançaram uma vantagem por seis pontos (5-11). A formação açoriana respondeu e aproximou o marcador em 10-12, mas em nada afetou o moral do grupo encarnado, que, com o capitão Hugo Gaspar a assumir as rédeas, se manteve superior (15-19). Foi já perto do fim deste primeiro período que se sentiu maior incerteza, com o empate a 23-23, desatado pelo Benfica: 23-25 (0-1 no jogo).

     

    Para gáudio dos cerca de cem Benfiquistas que nos Açores deram forte apoio à equipa, entrada dominante no 2.º set, com Rapha a assinar o 0-2. Sempre atrás do resultado, Nuno Abrantes viu-se obrigado a parar o encontro aos 6-11. Aqui, algumas falhas do Benfica, nomeadamente a nível de receção, permitiram à Fonte do Bastardo a aproximação (9-12; 12-13), até chegarem à igualdade (18-18). Com Peter Wohlfahrtstätter no serviço, Thales Falcão, letal junto à rede, fez o 19-23 e, depois, o 19-24. Triunfo do Glorioso por 21-25, em vantagem por 0-2.

     

    Fruto do bom bloco que apresentou, a Fonte do Bastardo iniciou o 3.º set com um parcial de 3-0. Paulatinamente, o Benfica foi conquistando terreno e, depois do empate a 4-4, dividiu o comando do marcador com os da casa. Sem que nenhuma das equipas se conseguisse descolar, o período ficou resolvido na reta final, favorável à formação da ilha, por 25-22 (1-2).

     

    Vinda de uma vitória, a Fonte do Bastardo entrou com confiança no 4.º set, onde o serviço foi o seu grande trunfo. Com bolas ilusórias e arriscadas, forçava a apatia da equipa do Benfica, que ia consentindo pontos. Muita disputa, pavilhão ao rubro e, depois de um grande rally, 11-11 na partida. Os encarnados tiveram, neste momento, a oportunidade de pegar no jogo e celebrar, mas a força que vinha do outro lado da rede era imparável. No set mais desnivelado do encontro, as águias perderam por 25-19 (2-2) e as decisões ficaram para a negra.

     

    Sem grande história, o 5.º set correu de feição aos da casa e, após nova má entrada (3-0), o Benfica perdeu por 15-7, 3-2 no desafio.

     

    Agora, a decisão do título viaja para a Luz, onde, às 17h30 de sábado, 6 de maio, o Pavilhão n.º 2 recebe o jogo 5 da final do play-off do Campeonato Nacional. Perante os seus adeptos, a equipa de voleibol do Benfica tem a derradeira oportunidade de conquistar o Tetracampeonato Nacional e fazer história pelo Clube!

     

    DECLARAÇÕES

     

    Marcel Matz (treinador do Benfica): "Jogo equilibrado, já sabíamos que seria difícil no Pavilhão deles. Quando criamos de novo uma diferença de dois sets e eles conseguem fazer uma remontada assim, a frustração é geral e total. Precisamos de nos reerguer, recuperar mental e fisicamente para o jogo decisivo de sábado. A frustração é grande e espero, que, com cabeça, não atrapalhemos o nosso processo de recuperação e organização. Está empatado a 2-2, vamos resolver em casa no quinto jogo. Os adeptos aqui são incríveis. Eram uma minoria no pavilhão, que está a ficar bom de jogar em função da dinâmica, com muita vibração e euforia. Aos adeptos, agradeço do fundo do coração. Acredito que os nossos adeptos em Lisboa vão-nos apoiar. É um grande sábado [6 de maio] para o Benfica, tenho a certeza que o pavilhão vai estar lotado. A equipa vai lutar para conquistar o tetracampeonato e se for em casa vai ser mais incrível ainda."

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/05/03/voleibol-fonte-do-bastardo-benfica-jogo-4-final-play-off-campeonato-nacional

     

    Coming soon


    By Universo Benfica on Saturday, 6 January 2024