SL Benfica 85 - 84 Sporting CP

    Competition
    Match phase
    Final
    Round
    Jogo 1
    Data
    Sun, 4 June, 2023, 19:00
    Estado
    Played
    Tv broadcast
    BTV | RTP 2

     

    DÉRBI GANHO COM MÃOS QUENTES NO PLANO DE ATAQUE FINAL

     

    Quanta emoção no Pavilhão Fidelidade! Num desenlace para heróis, o Benfica venceu o Sporting por 85-84 no jogo 1 da final da Liga Betclic.

     

     

    O Benfica liderou o resultado durante quase todo o jogo 1 da final do play-off da Liga Betclic, mas foi traído por alguns momentos de "oscilação" em situações de ataque, como analisou o treinador Norberto Alves. Num Pavilhão Fidelidade em ebulição do início ao fim do dérbi disputado neste domingo, 4 de junho, a equipa confirmou o triunfo (85-84) sobre o Sporting no último lançamento da partida, pelas mãos de Aaron Broussard.

     

    A atitude competitiva dos encarnados na abordagem ao primeiro capítulo das decisões foi muito positiva e projetou o coletivo para um 1.º quarto que seria finalizado com uma folga de nove pontos (28-19). Todavia, a linha de solidez das águias sofreu uma quebra, foi interrompida no 2.º quarto, facto que permitiu ao visitante aproximar-se no marcador e passar mesmo para a frente nos derradeiros instantes do parcial (47-48).

     

    Após o intervalo, o Benfica recuperou o melhor registo que apresentara no começo do dérbi, voltou a liderar o marcador e concluiu o 3.º quarto a dominar os acontecimentos, avançado para os 10 minutos finais com uma vantagem de cinco pontos (71-66).

     

    No 4.º quarto do desafio as águias tornaram a ser prejudicadas por alguns episódios de inconstância. Porém, galvanizadas e impulsionadas pelos adeptos que preencheram as bancadas do Pavilhão Fidelidade – onde também estavam Rui Costa, Presidente do Clube, e Neemias Queta, antigo atleta do Benfica, hoje na NBA –, conseguiram transpor a problemática montanha criada pelo lance que colocou o rival a vencer por 83-84 a três segundos do fim.

     

    Sobrava pouco tempo para agarrar a vitória, mas, com o plano certo e com um par de mãos quentes na ação, seria mais do que suficiente para ganhar. E assim aconteceu: a derradeira jogada foi desenhada no quadro tático, executada na quadra... e, no último segundo, brilhantemente convertida em dois pontos (os necessários para vencer 85-84) no rasgo final de Aaron Broussard, o melhor pontuador do Benfica (23 pontos) no dérbi, seguido de perto por Ivan Almeida (20).

     

    O jogo 2 da final, também no Fidelidade, está marcado para as 19h00 de terça-feira, 6 de junho.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Norberto Alves (treinador do Benfica): "O jogo foi um pouco de altos e baixos, e de ambas as equipas. Tivemos bons momentos defensivos e ofensivos, mas oscilámos nesses bons momentos, nomeadamente no ataque. Sabíamos que ia ser um play-off difícil, era importante entrar a ganhar, mas nada está decidido, pois há um grande equilíbrio entre as equipas. Agora é olharmos para este jogo, para o vídeo e ajustarmos o que tivermos de ajustar para o próximo encontro, que será outra história. Em termos de atitude os rapazes estiveram fantásticos."
     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/06/04/basquetebol-benfica-sporting-jogo-1-final-play-off-liga-betclic

     

    Coming soon


    By Universo Benfica on Friday, 5 January 2024