Sporting CP 3 - 0 SL Benfica

    Competition
    Match phase
    Fase Regular - 2ª Fase
    Round
    14ª Jornada
    Data
    Sat, 16 March, 2024, 16:30
    Estado
    Played
    Tv broadcast
    SportingTV

     

    FOCO NA TAÇA DE PORTUGAL

     

    No dérbi da 14.ª e última jornada da Série A da 2.ª fase do Campeonato Nacional, o Benfica foi derrotado pelo Sporting, por 3-0. No próximo fim de semana, o duelo repete-se nas meias-finais da prova-rainha.

     

    No fecho da 2.ª fase do Campeonato Nacional (Série A), o Benfica enfrentou o Sporting, neste sábado, 16 de março. No dérbi da 14.ª jornada, o desfecho foi desfavorável às águias (3-0).

     

    Já com o 1.º lugar assegurado e a consequente vantagem no play-off quanto ao fator casa, no Pavilhão João Rocha o Benfica teve uma má entrada. Com dificuldades junto à rede, as águias estiveram a perder por quatro pontos (8-4), o que motivou um timeout de Marcel Matz. A paragem não teve o efeito pretendido, pois os verdes e brancos, eficientes no serviço, aumentaram a diferença (15-6).

     

    O treinador do Benfica voltou a interromper o desafio, mas, mais uma vez, não foram encontradas soluções para superar o bloco leonino. O 1.º set terminou com a vitória para os visitados (25-14).

     

    O parcial seguinte foi mais equilibrado, principalmente na fase inicial. Os tetracampeões nacionais estiveram na frente, após um ás de Rapha (6-7) e a toada manteve-se até meio do set. Um remate para fora de Pablo Natan complicou as contas das águias (14-18). Com algumas ações precipitadas, nomeadamente o serviço de Felipe Banderó para a rede (22-17) e novo remate de Japa com a direção errada (23-17), a possibilidade de inverter o rumo do parcial complicou-se para o Benfica, que perdeu o 2.º set por 25-19.

     

    Sem margem de manobra no 3.º parcial, os comandados de Marcel Matz, que chegaram ao dérbi com registo imaculado em provas nacionais, procuraram levar de vencida o set seguinte. Ainda assim, o Sporting teve ascendente no arranque (5-1).

     

    Pouco eficiente no bloco, ao contrário do rival, tornou-se difícil contrariar o conjunto leonino. Um erro no serviço protagonizado por Pablo Natan, um dos voleibolistas encarnados que têm revelado maior consistência ao longo da temporada, deixou os leões mais confortáveis (9-4). De pronto, Marcel Matz pediu timeout e as instruções dadas tiveram reflexo logo no retomar do dérbi. Grande amorti de Tiago Violas e ponto para o Benfica (9-5).

     

    No entanto, esta foi uma tarde de menor inspiração para o coletivo encarnado, e a diferença de quatro pontos pesou na tentativa de recuperar. Um bloco efetuado por Lucas Van Berkel, face ao remate de Tiago Violas, impediu essa tentativa de reação à adversidade (18-13).

     

    Com pouco aproveitamento nos serviços, o Benfica não conseguiu aproximar-se e o dérbi terminou com 3-0 favorável à equipa da casa, que se superiorizou no 3.º set (25-19).

     

    No próximo fim de semana as duas formações tornam a encontrar-se. A meia-final da final four da Taça de Portugal está agendada para as 15h00 de sábado, 23 de março, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Marcel Matz (treinador do Benfica): "O Sporting jogou melhor, mereceu vencer. Jogou bem, com a equipa que tem jogado mais. O Sporting serviu melhor e colocou-nos em dificuldades. Trabalhou bem o bloqueio, que é uma questão que gera dificuldades e desequilíbrios em termos de colocar a bola no chão. Foram melhores nesse aspeto. Temos um bom potencial de serviço, podemos servir melhor, mas não fomos felizes. Vínhamos com um plano de dar mais oportunidades a alguns jogadores e criar alternativas para o futuro. O Benfica e o Sporting são equipas que têm bastantes jogadores em condições de jogar. Há dias em que corre bem, e há dias em que corre menos bem. O jogo já passou, a fase eliminatória terminou. Terminámos em 1.º, que era o nosso objetivo."

     

    Tiago Violas (distribuidor do Benfica): "Este jogo não ia mudar nada na tabela. Não correu bem, mas nada nos vai afetar para a meia-final da Taça de Portugal que se segue no próximo fim de semana. Saímos de cabeça erguida, e o próximo fim de semana é que conta. O Sporting jogou muito bem. Estivemos um pouco abaixo do nosso normal, mas nada nos vai abalar."


    FICHA DE JOGO

     

    Formação inicial do Benfica: Raphael de Oliveira (3), Bernardo Silva (L), Hugo Gaspar (5), Pablo Natan (3), Pearson Eshenko (4), Lucas França (5) e Tiago Violas (2)

     

    Suplentes: Peter Wohlfahrtstätter (NJ), Ivo Casas (L, J) Felipe Banderó (6), Eduardo Brito (NJ), André Aleixo (4), Nuno Marques (2) e Diogo Fevereiro (J)

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/03/16/voleibol-jogo-sporting-benfica-14-jornada-2-fase-serie-a-campeonato-nacional

     

    Coming soon


    By Universo Benfica on Sunday, 24 March 2024