COMPETÊNCIA PARA RECUPERAR E SELAR TRIUNFO
No jogo 1 da meia-final do play-off do Campeonato Nacional, ante a AA Espinho, os encarnados superiorizaram-se (3-0), no Pavilhão n.º 2 da Luz.
No começo da derradeira fase do Campeonato Nacional, que decidirá o campeão, o Benfica venceu a AA Espinho (3-0), no 1.º embate da meia-final do play-off.
Numa partida disputada no Pavilhão n.º 2 da Luz, neste final de tarde de sábado, 30 de março, as águias não tiveram um arranque fácil. Ineficazes no serviço e nas ações de distribuição, os encarnados viram o adversário distanciar-se. A perder por 7-11, Marcel Matz solicitou um timeout.
Aos poucos, os tetracampeões nacionais elevaram os índices de concentração, aproximaram-se, com destaque para o contra-ataque concluído por Lucas França, numa fase em que Luís Rodrigues já estava no lugar de Felipe Banderó (13-15). Era o mote para a recuperação total.
Com um bloco, Pearson Eshenko reduziu (15-16), Tiago Violas igualou com um serviço colocado, que a AA Espinho teve dificuldades para travar (17-17). Após um remate de Vinícius Santos para fora, as águias saltaram para a frente (19-18) e, a partir daí, consolidaram o resultado, fechando o parcial com a vitória, por 25-20.
Com muita confiança, o Benfica esteve bem no 2.º set. Apesar de ter estado a perder, por 2-4, encetou uma sensacional recuperação. Com Pablo Natan a servir, as águias alcançaram um parcial de 7-0 (9-4).
O técnico dos visitantes mandou parar o jogo, mas a AA Espinho continuou a evidenciar muitas dificuldades no ataque, pois o bloco encarnado mostrou-se insuperável nesta fase. Pearson Eshenko, Felipe Banderó e Japa deram garantia de consistência.
E, com naturalidade, a vantagem foi dilatada. Com claro ascendente, os comandados de Marcel Matz fecharam o set com um triunfo, por 25-17.
Com o sistema de videoarbitragem implementado nesta fase do Campeonato, as equipas técnicas puderam recorrer ao mesmo durante a partida. O 3.º set começou com um pedido de challenge por parte do técnico encarnado.
O ponto, inicialmente atribuído aos visitantes, foi revertido e o Benfica ficou na frente (1-0).
O parcial foi equilibrado na fase inicial, e esteve igualado (10-10 e 11-11), até que a valia do plantel encarnado se fez sentir. Num encontro bem disputado, com alguns rallys longos, o Benfica cumpriu a missão, não cedeu qualquer set e venceu por 3-0, concluindo o derradeiro parcial com uma vantagem expressiva (25-18).
O próximo embate entre ambas as equipas está agendado para sábado, 6 de abril, às 18h00, no Pavilhão Arquitecto Jerónimo Reis, em Espinho.
DECLARAÇÕES
Marcel Matz (treinador do Benfica): "Foi uma vitória importante. Se conseguirmos vencer e jogar bem, melhor. No 1.º set, a AA Espinho causou-nos dificuldades com o serviço. Depois, o nosso serviço passou a entrar e o jogo virou para o nosso lado. Estamos a trabalhar no duro e queremos mais, depois do resultado na Taça [de Portugal]. Registou-se uma boa presença de adeptos, apesar de haver poucos jogos hoje na Luz. Os adeptos confiam na equipa e a equipa confia neles. Temos uma boa relação e contamos sempre com o apoio dos adeptos. Vamos jogar em casa a maioria dos jogos, e, se conseguirmos ter uma boa sintonia com os adeptos e vencermos os jogos em casa, vamos ser pentacampeões. O challenge, implementado a partir de agora pela Federação, também traz mais justiça aos jogos."
FICHA DE JOGO
Formação inicial do Benfica: Ivo Casas (L), Pablo Natan (11), Pearson Eshenko (6), Felipe Banderó (9), Lucas França (6), Tiago Violas (4) e André Aleixo (9)
Suplentes: Raphael de Oliveira (NJ), Bernardo Silva (L, NJ), Peter Wohlfahrtstätter (NJ), Hugo Gaspar (1), Luís Rodrigues (0), Eduardo Brito (NJ) e Nuno Marques (NJ)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/03/30/voleibol-benfica-aa-espinho-jogo-1-meia-final-play-off-campeonato-nacional
Coming soon
- Universo Benfica on Sunday, 31 March 2024
- Universo Benfica on Wednesday, 27 March 2024
- Universo Benfica on Wednesday, 27 March 2024