GDESSA 50 - 47 SL Benfica

    Competition
    Match phase
    Playoff - Meias-Finais
    Round
    Jogo 1
    Data
    Sat, 13 April, 2024, 20:15
    Estado
    Played
    Tv broadcast
    FPB TV

     

    DAR RESPOSTA NA LUZ!

     

    No jogo 1 das meias-finais do play-off da Liga Betclic, o Benfica perdeu frente ao GDESSA nos instantes finais.

     

    Na noite deste sábado, 13 de abril, a equipa feminina de basquetebol do Benfica perdeu frente ao GDESSA (50-47) no jogo 1 das meias-finais do play-off da Liga Betclic. A eliminatória segue para a Luz!

     

    Ultrapassado o Basquete Barcelos nos quartos de final, as águias viajaram até ao Barreiro para iniciarem a luta pelo passaporte para a ronda decisiva do Campeonato. Em campo, Benfica e GDESSA, vice-campeão e campeão da época 2022/23, respetivamente.

     

    No Pavilhão Municipal Professor Luís de Carvalho, os adeptos responderam ao repto lançado por Eugénio Rodrigues e Artémis Afonso na antevisão e apresentaram-se em peso!

     

    A jogar em casa, o GDESSA entrou bem no jogo, com Márcia Costa Rebelo a abrir as contas com um triplo. Em desvantagem por 5-0, as encarnadas deram a volta ao resultado pelas mãos de Raphaella Monteiro e Letícia Soares, com dois lançamentos de três pontos (5-6).

     

    Numa toada de alternâncias no marcador – e num arranque quente, com triplos a caírem dos dois lados (2/4 para o Benfica; 4/6 para o GDESSA) –, as águias superiorizavam-se por 11-17, a três minutos do final do 1.º quarto.

     

    A perderem, as anfitriãs carregaram e fizeram um parcial de 9-0, agarrando o comando do marcador (20-17). Até final dos 10 minutos iniciais, o Benfica deu luta e encostou em 22-21. Recuperação importante para o que seria o resto da partida!

     

    O equilíbrio e a competitividade mantiveram-se no 2.º quarto, no qual, aos 3', o score apontava um empate a 24-24. A igualdade foi desfeita por Marta Martins, através da conversão de dois lances livres (24-26), ela que apresentava cem por cento de eficácia neste parâmetro (6/6 lances livres) do jogo.

     

    Aos 6', a formação barreirense inverteu o rumo dos acontecimentos (27-26), alcançando, depois, a maior vantagem até então no encontro (32-26). Aqui, Eugénio Rodrigues viu-se obrigado a parar a contenda. A ação do técnico não surtiu o efeito desejado, e, ao intervalo, o Benfica perdia por 32-28.

     

    Na segunda metade, o Glorioso entrou determinado a contornar o resultado e, com seis pontos concretizados face aos dois do GDESSA neste 3.º quarto, empatou o jogo a 34-34. Decorridos seis minutos deste parcial, Raphaella Monteiro colocou as encarnadas na frente do placard (34-36), com um lançamento muito festejado pelos Benfiquistas no recinto!

     

    Num período com poucos pontos marcados (2-8), o resultado não mais se alterou, e o Benfica entrou para os derradeiros 10 minutos a vencer, por 34-36.

     

    Artémis Afonso deu o mote no 4.º quarto com um triplo (34-39) que levou André Martins, técnico do GDESSA, a pedir desconto de tempo. No reatar, o conjunto da casa respondeu (36-39), mas as encarnadas queriam, acreditavam e foram atrás da vitória!

     

    Através de Isabela Quevedo e Marta Martins, as águias assinaram o 36-43 e, uma vez mais, forçaram o treinador da casa a parar o encontro. Com sete pontos de vantagem e a anular as ações do GDESSA, o Benfica dominou as incidências do jogo até aos 5'. Neste minuto, a formação do Barreiro voltou a mostrar a sua melhor face, recuperou terreno e, com o resultado em 42-45, beneficiou da marcação de três lances livres.

     

    Pavilhão ao rubro, de um lado e de outro, e um ponto (44-45) a separar as duas equipas com pouco mais de um minuto para soar a buzina! Contra a corrente do jogo, o GDESSA alcançou o comando do marcador (47-45).

     

    A 13 segundos do fim, grande momento de Letícia Soares, a roubar a bola a uma adversária e, sem oposição, a encestar para o empate (47-47)! Contudo, na última jogada do encontro, Krystal Freeman estabeleceu o 50-47 final. Em dúvida quanto à conversão do lançamento dentro do tempo regulamentar e a possibilidade de ir a prolongamento, o lance ainda foi analisado pelo árbitro da partida, que concluiu a validade do cesto que ditou o desaire do coletivo benfiquista.

     

    Em desvantagem na eliminatória das meias-finais do play-off, as comandadas por Eugénio Rodrigues têm a seu favor o fator casa, e, no sábado, 20 de abril, às 11h00, disputam o jogo 2 no Pavilhão Fidelidade.

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/04/13/basquetebol-feminino-jogo-gdessa-benfica-jogo-1-meia-final-play-off-liga-betclic-feminina

     

    Coming soon


    By Universo Benfica on Tuesday, 16 April 2024