ORGULHO NUMA CAMINHADA EUROPEIA HISTÓRICA
Com o resultado de 58-60 no agregado das duas mãos das meias-finais da EHF European Cup, após o empate a 30-30 na Luz, perante o MSK Iuventa Michalovce, o Benfica concluiu a participação na prova.
A equipa feminina de andebol do Benfica empatou com o MSK Iuventa Michalovce (30-30), neste domingo, 28 de abril, em duelo da 2.ª mão das meias-finais da EHF European Cup Women. Com o resultado de 58-60 no agregado das duas mãos, as encarnadas concluem a participação na prova europeia.
Em desvantagem por dois golos (30-28), após o jogo da 1.ª mão, na Eslováquia, foi um Benfica com o sonho da presença na final vivo, e bem vincado, aquele que entrou para a partida.
Para colmatar a pouca experiência das encarnadas, perante um adversário com argumentos, João Alexandre Florêncio e Viktoriya Borshchenko apelaram ao apoio dos Benfiquistas no Pavilhão n.º 2 da Luz. E assim foi!
Nota para as presenças do Presidente Rui Costa e também de Jota González e Paulo Moreno, treinador e capitão da equipa masculina de andebol, respetivamente.
Num início pouco auspicioso para o Benfica (2-7), que teve de encontrar forma de contrariar o muro defensivo do MSK Iuventa Michalovce, as contas começaram a ajustar-se à passagem dos 12'. De livre direto, Viktoriya Borshchenko fez o 5-9, golo importante a nível anímico, e isso viu-se na quadra.
A trocarem a bola e a temporizarem, as encarnadas desmontaram a defesa contrária e encostaram em 9-11. Grande jogo europeu na Luz, muito disputado por duas equipas a baterem-se de frente na luta pela vitória!
Porém, o bom momento das águias foi quebrado pelo novo ascendente das rivais, a dilatarem a vantagem para 10-15. Aqui (20'), João Alexandre Florêncio pediu desconto de tempo e reorganizou as tropas.
A resposta não foi dada de imediato. À imagem do que havia sido até então, o Benfica trabalhou coletivamente, e, paulatinamente, foi desbravando caminho até à baliza. Ao intervalo, três golos separavam as duas equipas, com o resultado fixado em 17-20 (45-50 no agregado).
No reatar, Iryna Yablonska Bobal assumiu o lugar de Naira Mendes de Almeida na baliza do MSK Iuventa Michalovce, devido a queixas da segunda no final da primeira parte.
Em superioridade numérica, numa altura em que o marcador apontava 18-21, o Benfica soube aproveitar a vantagem, e encostou em 20-21. Em bom plano, com várias defesas sucessivas, Ana Ursu manteve o empate em aberto e, esse, não tardou: 21-21 aos 37', forte apoio das bancadas e ainda muito para jogar!
Por cima do jogo, as encarnadas continuaram a carregar, frente a um adversário menos eficaz nas ações de remate, e chegaram pela primeira vez ao comando do marcador, com um golo rubricado por Nádia Rodrigues (24-23).
Duda, com um remate de categoria, assinou o 25-23, que empatou a eliminatória a 53-53. Aqui, o técnico do MSK Iuventa Michalovce parou o encontro, promovendo novamente a entrada de Naira Mendes de Almeida para a baliza.
As águias ainda estiveram em vantagem por 30-28 (57'), mas, numa segunda parte em que o equilíbrio no marcador foi nota dominante, o jogo terminou com o empate a 30-30. Contas feitas, a eliminatória ficou em 58-60, traduzindo a conclusão da caminhada encarnada na EHF European League Women 2023/24.
Superiorizando-se ao AESH Pylea Thessaloniki nos oitavos de final, por 75-58 (triunfo por 44-26 e desaire por 32-31), o Glorioso alcançou o apuramento inédito para os quartos de final da competição europeia, etapa na qual bateu o Armada Praxis Yalikavaspor, por 63-52 (vitórias por 33-29 e 23-30). O Benfica caiu nas meias-finais, mas fica o registo – de orgulho! –, de uma equipa que continua a escrever história!
Virando o foco para o Campeonato Nacional, as bicampeãs visitam a Academia São Pedro do Sul no dia 1 de maio, quarta-feira, às 18h00, em partida da 6.ª jornada do Grupo A da 2.ª fase.
DECLARAÇÕES
João Alexandre Florêncio (treinador do Benfica): "Sinto um grande orgulho no percurso que estas atletas fizeram, porque já fizemos história nos quartos de final, depois, ao chegarmos às meias-finais, e estivemos a um passo da final. Isto significa que esta equipa, em três anos em que não ganhava absolutamente nada, começou a ganhar títulos nacionais, em oito possíveis ganhámos sete, e na segunda participação europeia ficámos à porta de uma final… Não há nada a apontar! Faltou um bocadinho de experiência, de maturidade, de saber jogar em casa com o nosso público, que é uma grande responsabilidade, e acusámos isso no início do jogo. Deixámos o adversário disparar no marcador, depois fomos atrás, tivemos a eliminatória ganha e, no final, poderia ter caído para qualquer um dos lados. Caiu para o Iuventa, é uma grande equipa. Parabéns!"
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/04/28/andebol-feminino-benfica-msk-iuventa-michalovce-2-mao-meias-finais-ehf-european-cup-women
Coming soon
- Universo Benfica on Tuesday, 23 April 2024