DECISÃO DO TÍTULO ADIADA PARA A LUZ
A equipa do Benfica perdeu o jogo 4 da final do play-off do Campeonato Nacional com o Sporting (3-0) e vai jogar o tudo por tudo pelo penta no sábado, 4 de maio, em casa.
A equipa masculina de voleibol do Benfica falhou o primeiro assalto ao penta com a derrota desta quarta-feira, 1 de maio, diante do Sporting (3-0), no jogo 4 da final do play-off do Campeonato Nacional. Decisão do título fica adiada para a negra, que está agendada para as 19h00 de sábado, 4 de maio, no Pavilhão n.º 2 da Luz.
Com uma forte falange de apoio no Pavilhão João Rocha, o Glorioso entrou determinado a aproveitar a oportunidade de resolver a questão do título, mas esbarrou na organização defensiva dos leões, que conseguiram limitar o impacto dos ataques de Felipe Banderó e Japa, em contraste com o que tinha acontecido no jogo 3.
Junto à linha, Marcel Matz apelou à serenidade, apontando com os dois dedos para a cabeça, e Pablo Natan apareceu no encontro, desequilibrando a partir da zona 6 para dar a primeira vantagem de dois pontos ao Benfica no jogo (13-15). Contudo, o Sporting respondeu com agressividade no serviço e variabilidade de ações ofensivas para quebrar a defesa encarnada e vencer o 1.º set por 25-22.
No 2.º set, alguns minutos de desconcentração por parte dos jogadores do Benfica revelaram-se fatais. Na sequência de dois pontos decididos a favor do Sporting com auxílio de video check (10-9 e 11-9), a equipa demorou a reencontrar-se e, ao 13-9, Marcel Matz pediu um timeout para cerrar fileiras.
Apesar de disputar todos os pontos como se fossem o último, a equipa encarnada não conseguiu ser eficaz no ataque para diluir a vantagem do adversário e, nos últimos minutos do 2.º set, foi acumulando erros que precipitaram a vitória dos leões por 25-18.
A montanha para escalar era alta, mas os campeões têm muitas vidas e o abraço da equipa à entrada para o 3.º set já deixava antever uma forte resposta ao marcador adverso. Com cada ponto festejado de forma efusiva, o Benfica abriu um 4-7 com um ás de Lucas França. Do topo pintado de vermelho choveram palmas e cânticos de apoio que silenciaram o público da casa.
Com as duas equipas a jogarem ao seu melhor nível, o jogo entrou numa toada de grande equilíbrio e o 24-24 decretou que este fosse decidido nas vantagens. E, uma vez mais, a sorte não esteve do lado das águias. Logo na jogada posterior, o Benfica chegou a festejar o 24-25, mas um video check detetou uma falta de Pablo Natan na rede – o jogador encarnado desequilibrou-se quando procurava defender o remate de Wagner Silva –, e, uma vez mais, o Sporting aproveitou algum desnorte decorrente da decisão para vencer por 27-25 e fechar a partida em 3-0.
No final do encontro, os Benfiquistas fizeram questão de acolher a equipa nos seus braços. Entoando o Ser Benfiquista a plenos pulmões e aplaudindo o esforço dos jogadores, os adeptos mostraram ao adversário um pequeno aperitivo do que vão encontrar no próximo sábado, 4 de maio, quando o Pavilhão n.º 2 da Luz se transformar num autêntico inferno para empurrar as águias rumo à missão de conquistar o quinto título consecutivo.
DECLARAÇÕES
Marcel Matz (treinador do Benfica): "O serviço foi o que fez a diferença, e aí o Sporting foi muito superior… O serviço está casado com a receção, e facilita todo o sistema. Temos de ser melhores em casa, hoje [quarta-feira] fomos muito ineficazes. Não retiro o mérito da vitória ao Sporting, soube aproveitar e jogar bem com isso, e esse foi o nosso problema, servimos mal. No sábado é o quinto jogo, decisivo, e os adeptos estão todos convidados, porque nós vamos colocar em quadra toda a nossa energia e capacidade e, com um pavilhão lotado, com o apoio dos Benfiquistas, somos sempre mais fortes!"
Ivo Casas (líbero do Benfica): "O 1.º set foi determinante, o Sporting conseguiu dar a volta, ganhou bem. O 2.º set não teve história e o 3.º set foi marcado pelo equilíbrio. Parabéns ao Sporting, boa vitória, o fator casa fez-se sentir e vai-se fazer sentir outra vez na nossa casa, não tenho dúvidas nenhuma disso. Até sábado!"
FICHA DE JOGO
Formação inicial do Benfica: Ivo Casas (L), Pablo Natan (14), Pearson Eshenko (5), Felipe Banderó (9), Lucas França (8), Tiago Violas (2) e André Aleixo (9)
Suplentes: Raphael de Oliveira (0), Bernardo Silva (0), Peter Wohlfahrtstätter (0), Hugo Gaspar (0), Luís Rodrigues (0), Eduardo Brito (L) e Nuno Marques (0)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/05/01/voleibol-jogo-sporting-benfica-jogo-4-final-play-off-campeonato-nacional
Coming soon
- Universo Benfica on Monday, 29 April 2024
- Universo Benfica on Monday, 29 April 2024