MATURIDADE E SOLIDEZ PARA MAIS UM ÊXITO
Após a vitória no jogo 1 (3-1), o Benfica voltou a derrotar o Sporting, pelo mesmo resultado (1-3), desta feita no Pavilhão João Rocha, neste sábado, 26 de abril, no 2.º duelo da final do play-off do Campeonato Nacional. As águias estão a triunfo da revalidação do título nacional.
Fora de casa, os Pentacampeões nacionais entraram bem. Com um ás, Felipe Banderó anotou o 1-3. Com um serviço eficaz, os encarnados dispararam para 2-5, pois a receção dos verdes e brancos acusou dificuldades.
Consistentes, as águias atingiram uma vantagem de 4 pontos, através de um bloco de Lucas França.
O 4-6 foi atribuído à equipa da casa, mas o Benfica requereu um challenge e, visionadas as imagens, foi confirmado que o remate de Felipe Banderó caiu dentro do terreno de jogo, valendo o 3-7 para as águias.
O Sporting conseguiu reagir e, com um parcial de 4-0, empatou a contenda (9-9).
Já com a formação leonina a perder por 11-14, houve timeout para o conjunto da casa, que voltou a igualar (14-14).
O dérbi manteve-se equilibrado, mas os três pontos de diferença conquistados numa fase crucial (18-21), e quando os Benfiquistas de faziam ouvir, foram importantes para o desfecho. Com receções eficientes, o Benfica venceu por 21-25.
No 2.º set, pese um bloco triplo bem-sucedido, que ditou o 2-1, o Benfica acumulou erros não forçados no ataque. Com 7-2, Marcel Matz pediu timeout.
A equipa da casa não vacilou e criou muitas dificuldades aos encarnados, que estiveram a perder por 10-3.
Com Lucas França no serviço, as águias fizeram um parcial de 0-4, colocando o marcador em 10-7, o que elevou a motivação.
No entanto, a equipa da casa voltou a estar forte nas ações junto à rede e, com 15-10 no marcador, Marcel Matz tornou a pedir um timeout.
Apesar das indicações aos jogadores, o Benfica não teve argumentos para contrariar o adversário, que empatou o desafio, ao vencer por 25-15 (1-1, no duelo).
O arranque do 3.º set não correu de feição aos encarnados, mas, com solidez nas ações, os comandados de Marcel Matz lograram uma vantagem de dois pontos (7-9), o que ditou o timeout do treinador do Sporting.
O dérbi prosseguiu nivelado com sucessivas igualdades até que o Benfica logrou três pontos consecutivos (14-17). "Vermelho e branco", cantavam os adeptos encarnados.
Com Nivaldo Gómez determinante nesta fase, os encarnados estavam mais perto de vencer o parcial (17-20), perante um rival que tentava atenuar as armas do Benfica.
A maturidade das águias prevaleceu e o desfecho foi vitorioso, após serviço dos leões para a rede (20-25).
Na frente, por 1-2, o Benfica procurava fechar o encontro no 4.º set. O início foi equilibrado. Um bloco de Tiago Violas colocou os Pentacampeões nacionais a vencer por 6-8. Eram apenas dois pontos de vantagem, mas importantes. Galvanizados, os encarnados dilataram a diferença. Na rede, Nivaldo Gómez fez o 8-12.
Com níveis de concentração elevados, o Benfica aumentou o score, por Lucas França, autor de um disparo potente. Felipe Banderó também recorreu ao seu forte remate para o 9-14.
De imediato, o técnico dos verdes e brancos mandou parar o jogo. O Sporting reduziu para 12-15, e acabou, posteriormente, por igualar, levando o dérbi para as vantagens.
Aí, um erro de Jan Galabov, que rematou para fora, decretou o triunfo encarnado, por 27-29 e consequente 1-3.
O 3.º dérbi desta final, que pode ditar o 6.º título nacional consecutivo para as águias, está agendado para quarta-feira, 30 de abril, às 20h00, no Pavilhão n.º 2 da Luz. Os ingressos estão disponíveis a partir de segunda-feira, 28 de abril.
DECLARAÇÕES
Marcel Matz (treinador do Benfica): "O jogo 1 teve um nível melhor. Este jogo foi tecnicamente pior. Obrigado pelo apoio dos nossos adeptos que vieram aqui, e fizeram-se ouvir durante boa parte do jogo. Parabéns aos jogadores, a equipa trabalhou bem durante a semana e chegou num momento bom a este jogo."
Ivo Casas (líbero e capitão do Benfica): "Apesar do equilíbrio e de o Sporting ter batalhado bastante – e tivemos uma diferença bastante confortável no 4.º set –, tivemos de lutar ainda mais, porque conseguiram aproximar-se e passar para a frente. Claro que estou muito satisfeito pela vitória, se calhar merecemos esta vitória um bocadinho mais, por aquilo que fizemos no jogo. Este já está, agora é pensar no próximo."
FICHA DE JOGO
Formação inicial do Benfica: Ivo Casas (L), Nivaldo Gómez (17), Pablo Natan (1), Pearson Eshenko (12), Felipe Banderó (20), Lucas França (13) e Tiago Violas (2)
Suplentes: Bernardo Silva (L, NJ), Peter Wohlfahrtstätter (NJ), Francisco Leitão (0), Matheus Alejandro (0), Tomás Natário Teixeira (NJ), André Aleixo (7) e Michal Godlewski (0)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/04/26/voleibol-jogo-sporting-benfica-jogo-2-final-play-off-campeonato-nacional
Coming soon
- Universo Benfica on Sunday, 20 April 2025