Competition
Match phase
Regular phase
Round
9ª Jornada
Data
Sun, 7 December, 2025, 19:00
Estado
Played
Tv broadcast
SportingTV

 

PENALIZADAS POR FALHAS EM MOMENTOS-CHAVE


No dérbi da 9.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional, o Benfica cedeu ante o Sporting (3-1), na deslocação ao Pavilhão João Rocha, na noite deste domingo, 7 de dezembro.

 

Vindas de uma histórica vitória na Champions League ante o PGE Budowlani Lódz (3-2), as encarnadas procuravam mais um triunfo na caminhada em 2025/26.

 

Mariana Garcez, Isidora Ubavic, Cansu Çetin, Claudia Dillon, Joana Garcez, Kyra Holt e Tatiana Rizzo (líbera) foram as eleitas de Henrique Furtado para iniciar o dérbi.

 

Com alguns erros não forçados do Benfica, o Sporting conseguiu 5 pontos de vantagem (9-4). De imediato, Henrique Furtado solicitou timeout para tentar travar a eficácia leonina. Com um bloco forte, a equipa da casa dilatou o score (12-6). O Benfica procurou causar dificuldades à receção do rival, mas faltaram soluções no ataque.

 

A perder por 16-9, mais um desconto de tempo para as águias. Apesar do esforço para recuperar, o Benfica foi derrotado no 1.º set por 25-16.

 

A eficácia no serviço impulsionou um parcial de 0-4 no arranque do 2.º set, invertendo a desvantagem de 2-0. Galvanizadas, as jogadoras encarnadas prosseguiram na dianteira, forçando o erro das oponentes.

 

Junto à rede, Kyra Holt aproximou o triunfo (16-23), que foi consumado num serviço diretamente para fora do Sporting (18-25).

 

Igualado o dérbi (1-1), o Benfica tornou a entrar bem no 3.º set. Em desvantagem por 4-7, o técnico do Sporting decidiu pedir timeout para efetuar correções. As campeãs nacionais mantiveram-se imperturbáveis, eficientes no bloco, mantendo distâncias. (5-10).

 

Porém, a equipa da casa respondeu e reduziu (12-15). Henrique Furtado pediu desconto de tempo. Com momentos de alguma sorte, como o serviço em que a bola embateu na tela e surpreendeu as águias (17-19), a formação da casa igualou (23-23) e o jogo foi decidido nas vantagens. Aí, o Benfica cedeu, por 27-25.


Obrigadas a vencer o 4.º set para forçar a negra, as águias entraram com determinação. Apesar do equilíbrio, lograram estar em vantagem (12-14). A margem era pequena e o Sporting manteve-se sempre à espreita de uma eventual recuperação. Um erro de Claudia Dillon, que rematou para fora, possibilitou o empate (14-14).

 

Com indefinição no resultado, as falhas encarnadas pesaram (18-15). Henrique Furtado tentou inverter a tendência com um timeout, e as águias encurtaram distâncias (18-17).

 

Apesar de algumas ações de bloco intermitentes, o Benfica manteve viva a fé e colocou-se a um ponto das adversárias (23-22). Tudo era possível. E, num contra-ataque, Mayara Barcelos igualou (23-23). Um erro ofensivo ditou o desaire (25-23) e derrota no dérbi, por 3-1.

 

Já nesta segunda-feira, 8 de dezembro, as campeãs nacionais recebem o SC Braga, na 10.ª jornada da 1.ª fase da competição. No Pavilhão n.º 2 da Luz, o duelo inicia-se às 19h00.


DECLARAÇÕES


Henrique Furtado (treinador do Benfica): "Uma grande partida, muito difícil, contra um grande adversário. Duas equipas formadas para disputar o título. Os parciais refletem um jogo bastante equilibrado, com bons e maus momentos alternados para os dois lados. Num momento importante, o Sporting conseguiu atacar com superioridade e decidiu. As duas equipas trabalham muito, foi um jogo agressivo, de risco nos dois lados, qualquer equipa poderia ter sido vencedora, saiu o Sporting vencedor, com mérito."

 

Tatiana Rizzo (capitã do Benfica): "Não entrámos muito bem, depois conseguimos virar, e no 3.º set, quando estávamos na frente por muitos pontos, o Sporting conseguiu ganhar o set e psicologicamente foi um bocadinho difícil para nós. Não conseguimos fechar o 4.º set para ir à negra."

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/12/07/voleibol-feminino-jogo-sporting-benfica-9-jornada-1-fase-campeonato-nacional

 

Coming soon


By Universo Benfica on Sunday, 11 January 2026