Competition
Match phase
Final
Data
Sun, 11 January, 2026, 11:30
Estado
Played
Tv broadcast
DAZN 3

 

ATÉ AO LIMITE DAS FORÇAS: TAÇA FEDERAÇÃO CONQUISTADA!


Numa final levada ao limite, decidida após 2 prolongamentos, o Benfica bateu o Quinta dos Lombos, por 85-86, e conquistou a 3.ª Taça Federação do seu palmarés. O jogo foi disputado neste domingo, 11 de janeiro.

 

Ultrapassado o Imortal na meia-final, com um triunfo por 57-74, a equipa feminina de basquetebol do Benfica garantiu o lugar na final, onde, na luta pela Taça Federação, enfrentaria o Quinta dos Lombos, que eliminou o Sporting (89-66).

 

No Pavilhão Desportivo de Albufeira, recinto que acolheu a final four, não faltou apoio às equipas na grande decisão. Tal como no jogo de sábado, 10 de janeiro, Eugénio Rodrigues lançou Inês Faustino, Emanuely de Oliveira, Maria João Bettencourt, Zuzanna Puc e Letícia Soares no cinco inicial.

 

Os primeiros 2 pontos da partida pertenceram a Inês Faustino, a colocar as águias na frente, após várias tentativas falhadas de ambos os lados. Da linha de lance livre, Nahomis Hardy restabeleceu a igualdade. Em evidência no jogo, Inês Faustino ampliou para 2-5 a vantagem das encarnadas, que tiveram resposta imediata (5-5).

 

O marcador continuou a espelhar sucessivos empates, até ao 14-12 favorável ao Quinta dos Lombos. Contudo, a pressão defensiva do Benfica e a saída rápida para o contra-ataque iam surtindo efeito. Com um lançamento de 3 pontos, Maria João Bettencourt devolveu a liderança às águias (14-15), que, aos 8 minutos, venciam por 14-16, após a conversão de um lance livre por Zuzanna Puc. A impor velocidade na quadra depois de recuperar a bola, a formação orientada por José Leite fez um parcial de 6-0 (22-16). Concluídos os primeiros 10 minutos do encontro, o resultado fixava-se em 22-16.

 

Marta Martins abriu o 2.º quarto com um triplo (22-19), mas, mais eficaz nos lançamentos ao cesto, o Quinta dos Lombos alargou a vantagem para 7 pontos (28-21). O Benfica não virou a cara à luta e, com Emanuely de Oliveira e Letícia Soares de mão quente, reduziu para 28-27. A partir desse momento, o jogo ganhou intensidade, com tiros de 3 pontos para ambas as formações e novo empate, a 33 pontos, aos 6 minutos.

 

Um grande passe de Joana Soeiro, debaixo do cesto, encontrou a capitã Marcy Gonçalves, que concretizou e colocou o Benfica novamente na frente (33-35). Aproveitando o bom momento e os lançamentos falhados pelo Quinta dos Lombos, as águias dilataram a vantagem para 33-41 e saíram para o intervalo a vencer por 35-44.

 

O Quinta dos Lombos entrou no 3.º quarto determinado em alterar o rumo dos acontecimentos e, com um parcial de 4-0, colocou o marcador em 39-44, resultado que se manteve até aos 4 minutos. Da linha de lance livre, Maria João Bettencourt rubricou os primeiros pontos encarnados neste período (39-46) e, com um triplo, Zuzanna Puc elevou para 42-49.

 

A encurtar distâncias, a formação de Carcavelos encostou a 51-53 aos 7 minutos, mas não voltou a marcar até final do período. Em cima do apito, Inês Faustino encestou para 51-58, resultado com que se entrou para aqueles que seriam os derradeiros 10 minutos (do tempo regulamentar).

 

O 4.º quarto iniciou-se com... um triplo de Inês Faustino, que deu 10 pontos de vantagem ao Benfica, cada vez mais bem encaminhado para a decisão do troféu. Tudo corria de feição às bicampeãs nacionais e a margem pontual foi-se tornando mais confortável (55-66 aos 3 minutos).

 

Com 5 minutos para jogar, o marcador assinalava 61-66 e as encarnadas mantinham-se firmes, intercetando passes do Quinta dos Lombos, que, aos 7 minutos, reduziu para 63-66. A resposta surgiu de imediato, por intermédio de Joana Soeiro (63-68). A equipa de José Leite voltou a aproximar-se (65-68), deixando tudo em aberto para o final. Quando parecia que o Benfica tinha a situação controlada, após Inês Faustino ampliar para 65-71, o Quinta dos Lombos puxou dos galões e, com 2 triplos consecutivos, restabeleceu a igualdade a 71-71, forçando o prolongamento.


Nos primeiros 5 minutos, a equipa de Carcavelos entrou melhor e esteve perto de decidir, beneficiando do desperdício das encarnadas, sobretudo da linha de lance livre. Em desvantagem por 80-75, o Benfica foi atrás do resultado, conseguiu igualar e forçou novo prolongamento.

 

No tudo ou nada, o Quinta dos Lombos manteve-se na frente até aos 85-84. Exímia e fria na execução dos lances livres, a 1 segundo do final, Letícia Soares converteu e deu a vitória ao Benfica, por 85-86. Num jogo extremamente equilibrado, que exigiu ir além das capacidades, as bicampeãs nacionais demonstraram resiliência e espírito combativo, conquistando a 3.ª Taça Federação de basquetebol feminino do palmarés do Clube!

 

Inês Faustino, com 26 pontos convertidos, foi a melhor marcadora da final. Zuzanna Puc, por sua vez, recebeu o prémio de MVP da competição.

 

DECLARAÇÕES


Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "O meu pensamento vai para elas. De facto, tem sido uma época complicada, como é sempre, com um início muito atribulado. O próprio jogo é um bom espelho da época: temos tido alguns altos e baixos. Quando as coisas não correm bem, é preciso ter o coração próximo da cabeça e lutar. Foi o que fizemos. Gerimos muito mal os últimos 20 segundos do tempo regulamentar, mas depois soubemos ir buscar o jogo, marcar o ponto e fomos felizes. Foi merecidíssimo. Claro que o adversário também fez pela vida e lutou bem. É um fortíssimo candidato ao título, a par do Benfica e de outras equipas, que não podemos excluir. É para isso que nos temos de preparar para o resto da época: uma época de muito equilíbrio, numa Liga muito competitiva. Vamos tentar ganhar sempre. Dedicamos isto a toda a nação benfiquista que aqui esteve em peso e nos puxou nos momentos importantes."

 

Marcy Gonçalves (capitã e extrema do Benfica): "Disse-lhes no balneário que estava muito orgulhosa da forma como tínhamos enfrentado a Taça Federação. Temos vindo a crescer nos últimos jogos e isso notou-se hoje. Disse também que, pela garra demonstrada e depois de 2 prolongamentos, só podia acabar assim: a sofrer, à Benfica, e com mais uma. Vamos por mais. Para ganhar à equipa dos Lombos, tínhamos de estar muito concentradas, e ganhámos nos detalhes. É assim que se ganha. É sempre bom começar o ano com uma Taça, mas não muda o objetivo. Continuamos a trabalhar forte para estarmos nos patamares mais altos do basquetebol português."

 

Zuzanna Puc (poste do Benfica e MVP da competição): "Estou muito feliz. Foi um final stressante, mas estou contente por, enquanto equipa, termos conseguido vencer o jogo. É muito importante para nós, sobretudo frente a um adversário difícil. Para ser sincera, o prémio foi uma surpresa, porque senti que muitas de nós fizeram um grande trabalho ao longo dos dois jogos. Estou feliz, mas ainda não consigo acreditar totalmente, porque, como já disse, considero que o prémio de MVP foi mais coletivo do que individual. Enquanto equipa, estamos a melhorar a cada jogo, e o mais importante é mantermo-nos sempre unidas."


Inês Faustino (base/extrema do Benfica): "Sinto-me muito feliz. Fomos a equipa mais resiliente. Foi um jogo muito disputado, com 2 prolongamentos, e, apesar deste cansaço todo, é uma felicidade extrema. Acho que tivemos oportunidade de fechar o jogo logo sem o primeiro prolongamento. Fomos menos inteligentes e isso custou-nos caro, mas depois tivemos a resiliência de que falava para ganhar. Isto vai-nos trazer muita motivação. A verdade é que foram sempre jogos equilibrados. Sinto que a nossa equipa está em crescendo e que ao longo da época ainda vamos melhorar mais."

 

Joana Soeiro (base do Benfica): "Foi um jogo que, no fim, na minha opinião, foi muito mais a tentar perceber quem cometia menos erros. Quem cometesse menos erros nestes 2 prolongamentos era a equipa que ia sair vitoriosa. Acho que temos de trabalhar muito mais estes momentos, porque vamos de certeza voltar a encontrar esta equipa e outras que também podem jogar a este nível nestes momentos altos das competições. Há que tentar evoluir muito mais. Queria agradecer a todos os Benfiquistas do Algarve, mas não só do Algarve. Há muita gente que veio de Lisboa para aqui para nos apoiar. Venham, porque faz uma diferença enorme, principalmente nas finais."

 

Letícia Soares (poste do Benfica): "Acho que esta vitória descreve muita coisa. Começámos o ano desportivo a perder a Supertaça para elas, e sabemos que, quando o confronto é entre Benfica e Quinta dos Lombos, será um jogo muito renhido do começo ao fim. Hoje, foi a equipa que soube finalizar melhor que saiu com a vitória. A minha ficha ainda não caiu. Estou a comemorar, mas tudo do jogo, a ficha, ainda não caiu de verdade. Quando se fala da equipa dos Lombos, uma equipa muito boa, dá aquele gás para ver as coisas que temos de melhorar e o que fizemos bem."

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2026/01/11/basquetebol-feminino-jogo-quinta-dos-lombos-benfica-final-da-final-four-taca-federacao

 

Coming soon