Com uma crença inabalável, no jogo 3 da meia-final do play-off do Campeonato Nacional, a equipa feminina de voleibol do Benfica superou o FC Porto (2-3), no Dragão Arena, nesta quarta-feira, 15 de abril.
Esta vitória, conquistada na negra, deixa as campeãs nacionais a um êxito do objetivo de avançar à final da competição, pois a eliminatória é disputada à melhor de 5 e o Glorioso está na frente (2-1). Tal como na primeira partida da semifinal, no Porto, o desfecho foi 2-3.
O 1.º set debutou com acerto na receção por parte das duas formações. No entanto, a partir da igualdade a 6, a equipa da casa conseguiu um parcial de 3-0 e garantiu uma vantagem importante (9-6).
As comandadas de Henrique Furtado não se deixaram abalar. Afinado o bloco, o Benfica equilibrou o clássico e empatou (11-11). Depois, Morgan Stout deixou as águias na dianteira (11-12), o que motivou um timeout do FC Porto.
Uma sucessão de erros do Benfica no capítulo da receção possibilitou que as azuis e brancas se afastassem (20-15) e consumassem o triunfo (25-17).
No 2.º set, as águias não conseguiram empreender uma entrada afinada (4-0).
Com alguns momentos de desconcentração e erros no serviço, as encarnadas deixaram o FC Porto ganhar vantagem (13-6). Henrique Furtado procedeu a reajustes e o Benfica reduziu a diferença (13-9).
Todavia, o eficiente serviço da turma da casa dificultou a tarefa, repetindo-se o desfecho do 1.º parcial, agora por 25-18 e consequente 2-0.
Com 2 pontos sem resposta, as encarnadas entraram determinadas no 3.º set. Era forçoso vencer para continuar em jogo. Com muita garra, as campeãs nacionais colocaram-se na frente com 4 pontos de vantagem (1-5).
No serviço, Mariana Garcez deixou o FC Porto em dificuldades e as encarnadas dilataram o score (2-9). Um ataque da formação azul e branca para fora motivou ainda mais o Benfica. Henrique Furtado batia palmas e incentivava as suas jogadoras.
A equipa da casa reduziu para 6-10 e, após um bloco eficiente e algumas descoordenações no processo defensivo das águias, houve aproximação (10-12). O treinador do Benfica parou de imediato o jogo, solicitando timeout. No reatar, o FC Porto fez o 11-12. Ana Rui Monteiro ainda festejou o empate (12-12), mas, após análise das imagens, a equipa de arbitragem atribuiu o ponto ao Benfica, pois o serviço das portistas foi diretamente para fora (11-13).
Confiantes, as jogadoras encarnadas encaminharam o triunfo no 3.º set (15-19), até porque não houve soluções do oponente para parar as águias, que levaram a melhor por 19-25.
O 4.º set, essencial para as águias, obrigadas a triunfar para chegar à negra, principiou balanceado. Porém, as azuis e brancas mostraram-se mais fortes junto à rede e atingiram uma diferença importante (7-4). Morgan Stout reduziu (7-5) e, no serviço da norte-americana, o Benfica saltou para a frente (7-9).
Foi uma fase essencial, de ascendente encarnado, mantida também pela inconstância das rivais em diversas ações. Mas o parcial estava longe do seu final e o FC Porto tornou a igualar a contenda (12-12).
Com a eficiência nos remates de Mayara Barcelos, o Benfica distanciou-se (12-15). Num contra-ataque, o FC Porto fez o 15-17 e a incerteza quanto ao desfecho manteve-se.
Com frieza, Cansu Çetin, com um amorti, anotou o 18-19. Imperial no serviço, Joana Garcez foi importante na fase final do set (20-23).
O FC Porto reagiu (23-24) e Henrique Furtado pediu timeout. A equipa da casa serviu para fora e o duelo seguiu para a negra (23-25).
Num clássico muito disputado, no parcial decisivo as águias foram contundentes no arranque (1-4) e, de imediato, o técnico da formação azul e branca pediu timeout.
Em vantagem, por 2-5, o Glorioso não baixou os índices de concentração e aproximou-se do triunfo (3-7), consequência de excelentes ações de distribuição. O FC Porto cometeu erros, enquanto as águias continuaram imperturbáveis (4-9).
No bloco, o Benfica mostrou-se acutilante e evidenciou boa condição física, o que possibilitou o ambicionado desenlace, alcançado em 19 minutos: negra concluída com a vitória, por 9-15, e triunfo no jogo (2-3).
No domingo, 19 de abril, às 15h00, o Pavilhão n.º 2 da Luz será o palco de novo clássico, agora referente ao 4.º encontro da meia-final. Vencendo, as campeãs nacionais apuram-se para a final.
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2026/04/15/voleibol-feminino-jogo-fc-porto-benfica-jogo-3-meia-final-play-off-campeonato-nacional
Coming soon

