No Pavilhão Municipal Mário Mexia, a equipa feminina de hóquei em patins do Benfica venceu o Telecable HC (5-2), nesta sexta-feira, 8 de maio, em desafio da meia-final da final four da WSE Champions League Women. Com este resultado, as águias estão na final da prova europeia, onde vão enfrentar o CP Esneca Fraga.
Com muita determinação e crença, as encarnadas, sem Rita Batista, por opção, souberam contornar as adversidades e ultrapassaram o conjunto espanhol com uma 2.ª metade sensacional.
Com a ambição clara de erguer o 2.º troféu de campeão europeu da sua história, em Coimbra, as dodecacampeãs nacionais partiam com o objetivo de selar a presença em mais um encontro decisivo.
Perante um adversário aguerrido, as comandadas de Paulo Almeida tiveram algumas dificuldades nos instantes iniciais. O Telecable HC, forte nas transições, mostrou maior intensidade e, aos 8', Mariona Colomer rematou ao poste. Aos 13', uma nova incursão perigosa junto à área encarnada foi travada de forma segura por Maria Vieira.
Paulo Almeida solicitou timeout e as palavras do treinador do Benfica surtiram efeito, pois as águias assumiram as rédeas da partida. Decorridos 17 minutos, Sara Roces visou a baliza e viu o seu poderoso remate embater no poste.
Mais acutilante, o Benfica poderia ter terminado o 1.º tempo na frente, mas Veronica Caretta manteve a sua baliza a zeros. Nas bancadas, os Benfiquistas apoiavam de forma incessante.
Ao intervalo, persistia o nulo.
No reatar do desafio, a guarda-redes do conjunto espanhol manteve-se imponente e defendeu as tentativas de Marlene Sousa e Aimée Blackman, aos 26' e 27', respetivamente.
Todavia, o Telecable HC adiantou-se no marcador num remate cruzado de Nuria Obeso (0-1, aos 29'). A reação encarnada aconteceu 2 minutos depois. Também numa stickada cruzada, Leonor Coelho faturou e igualou (1-1).
Muito confiante, numa iniciativa individual, a jovem defesa encarnada ultrapassou várias adversárias e atirou para o 2-1, aos 36'. Superior em pista, o Benfica esteve perto do 3-1. Após passe de Marlene Sousa, aos 42', Raquel Santos rematou ao poste.
Na resposta, a formação do país vizinho empatou por Nuria Obeso (2-2). Faltavam 7 minutos para o final, os adeptos encarnados faziam-se ouvir e Marlene Sousa recolocou as águias na dianteira, através de um disparo colocadíssimo (3-2, aos 44').
Num final de jogo eletrizante, com o Benfica galvanizado, aos 48', Aimée Blackman acelerou pelo lado esquerdo e stickou para o fundo da baliza. Estava feito o 4-2, aos 48'.
Muito perto do objetivo, o Glorioso aumentou a contagem. O rival atingiu a 10.ª falta e na marcação do livre direto, Aimée Blackman não desperdiçou a oportunidade de fazer o 5-2, aos 49'. O score manteve-se até ao final e a presença na final da WSE Champions League foi garantida com um resultado condizente com o desempenho em pista.
No domingo, 10 de maio, às 12h00, no mesmo pavilhão, as águias lutam pelo troféu diante do CP Esneca Fraga.
DECLARAÇÕES
Paulo Almeida (treinador do Benfica): "O que nós falámos antes do jogo aconteceu: uma equipa que nunca perdeu a cabeça, independentemente de termos sofrido o 1.º golo. Disse à minha equipa que tínhamos 50 minutos para ganhar e que era preciso ter muita calma, muita tranquilidade e muita cabeça e que haveríamos de conseguir as nossas oportunidades. Foi o que aconteceu. Criámos oportunidades, conseguimos fazer golo e antes do 2-2, a minha jogadora [Raquel Santos] poderia ter feito o 3-1 e a bola foi ao poste. Na transição, elas fizeram o 2-2. Isto é o hóquei. De qualquer maneira, é um grande jogo da minha equipa com uma moldura humana do Benfica importante. Como costumo dizer, onde o Benfica vai, em qualquer parte do mundo, há sempre uma camisola vermelhinha, que é a do Benfica. O Benfica é muito grande. Dar os parabéns ao Benfica, que tem 10 modalidades de pavilhão, 5 masculinas e 5 femininas e tem as 2 equipas de hóquei nesta fase. Desejar boa sorte à equipa masculina para chegar à final. No domingo, espero que seja uma grande final. Neste ano, desde o princípio da Liga dos Campeões, que o Benfica não perdeu nenhum jogo com equipas espanholas que dizem jogar no melhor campeonato."
Aimée Blackman (avançada do Benfica): "Não foi um jogo fácil, soubemos sofrer, lutámos muito e tentámos encontrar as melhores soluções. Conseguimos marcar os golos necessários para passar. [Livre direto perto do final]. Estava 4-2, mas numa semifinal da Champions há sempre pressão, mas naquele momento pensei em fazer o que sei fazer."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2026/05/08/hoquei-em-patins-feminino-jogo-benfica-telecable-hc-meia-final-final-four-wse-champions-league-women
Coming soon

