GDESSA 64 - 66 SL Benfica

    Competition
    Match phase
    Final
    Data
    Sun, 17 September, 2023, 15:00
    Estado
    Played
    Tv broadcast
    ABolaTV

     

    3.ª TAÇA VÍTOR HUGO CONQUISTADA

     

    Benfica bateu o GDESSA, por 64-66, na final da prova, e ergueu o troféu pela terceira edição consecutiva.

     

     

    Num desafio discutido até ao último segundo, a equipa feminina de basquetebol do Benfica derrotou o GDESSA, por 64-66, e venceu a 15.ª edição da Taça Vítor Hugo. O encontro realizou-se na tarde deste domingo, 17 de setembro, no Pavilhão do Clube dos Galitos.

     

    Após um início de jogo de parada e resposta, as águias distanciaram-se no marcador (8-19) com um parcial de 1-14, beneficiando de um grande acerto nos lançamentos de três pontos. Todavia, até ao final deste período, o conjunto do Barreiro reduziu a desvantagem e o 2.º quarto começou com o placard a indicar 20-23.

     

    Nesta etapa, as equipas tiveram menor eficácia ofensiva, embora, a meio deste quarto, as benfiquistas tenham conseguido somar nova diferença de 11 pontos (25-36). Contudo, as oponentes voltaram a ripostar e chegaram ao intervalo na perseguição, por 34-39.

     

    Findado o descanso, foi o GDESSA que retornou mais forte dos balneários, conseguindo mesmo virar o resultado e, inclusivamente, atingir uma margem favorável de quatro pontos (53-49), que diminuiu para dois na chegada ao último quarto (53-51).

     

    O derradeiro parcial começou com as barreirenses a ampliarem o desnível para cinco pontos (56-51), o máximo que obtiveram na contenda. No entanto, o Benfica reagiu e, com uma sequência de um 0-4 (56-55), relançou a discussão pelo título.

     

    Até ao apito final nenhum dos coletivos conseguiu descolar no marcador, com um empate a registar-se a 19 segundos do fim (64-64), altura em que Sara Iparragirre acertou o lançamento de dois pontos (64-66) que valeu a conquista da 3.ª Taça Vítor Hugo consecutiva.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "Um jogo muito equilibrado e difícil, com duas equipas que se equivalem bastante. Quisemos mais ganhar do que o adversário, tivemos mais alma. No final, podia ter caído para qualquer um dos lados, caiu para o nosso e acho que é merecidíssimo. O mais importante era aproveitar estes momentos de construção e sedimentação do que estamos a trabalhar. É muita gente nova, são 10 jogadoras novas, o cinco inicial é completamente novo, portanto esse foi o propósito com que cá viemos. Ganhar é bom, motiva, significa que estamos no bom caminho, mas não é só isso. Perceber sempre, quando corre bem e mal, qual é a ilação importante a tirar para o futuro e é nisso que estamos a trabalhar. Falta muita coisa, falta tudo."

     

    Artémis Afonso (jogadora do Benfica): "É muito importante começar desta maneira. Somos um grupo completamente novo, ainda há muito trabalho a fazer, mas nós temos trabalhado muito duro para estarmos em todas as frentes e conseguirmos ganhar. Hoje, conseguimos bater um grande opositor, que é o GDESSA, forte candidato a todos os títulos."

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/09/17/basquetebol-feminino-gdessa-benfica-final-taca-vitor-hugo

     

    Coming soon